Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2011 > 07 > Celular e eletroeletrônicos lideram Cadastro Nacional de Reclamações dos consumidores

Infraestrutura

Celular e eletroeletrônicos lideram Cadastro Nacional de Reclamações dos consumidores

por Portal Brasil publicado: 27/07/2011 16h31 última modificação: 28/07/2014 13h08
Divulgação/Ministério da Justiça Os produtos foram responsáveis por 55.74% das reclamações entre 2009 e 2010. Dentre eles, o destaque ficou para aparelhos celulares e microcomputadores

Os produtos foram responsáveis por 55.74% das reclamações entre 2009 e 2010. Dentre eles, o destaque ficou para aparelhos celulares e microcomputadores

A maioria das reclamações dos brasileiros ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) se referem a aparelhos celulares, equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca. Juntos, esses produtos acumulam 55,74% dos protestos. Assuntos financeiros (bancos, financeiras, cartões de crédito, etc.) aparecem em segundo lugar (21,46%), seguidos dos serviços considerados essenciais (tratamento e abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, compensação bancária etc), que somam 14,81% do total de reclamações.

Os dados fazem parte do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010, publicado pelo departamento, do Ministério da Justiça, nesta quarta-feira (27).

Entre os produtos, que são maioria, das 68.373 reclamações, 21.609 se referem a celulares. Em todo o cadastro, esses aparelhos respondem por 17,6% das reclamações.

Esse quadro é conseqüência do aumento do consumo por parte da população nos últimos anos, segundo a diretora do DPDC, Juliana Pereira. “Preocupa-nos o fato de o consumidor ter de procurar os Procons para solucionar problemas elementares como mau funcionamento, ausência de peça de reposição, além do descumprimento da garantia legal”, avalia Juliana. “Isso demonstra que é urgente e necessário que o mercado apresente soluções para o atendimento ao consumidor no pós-venda”, completa.


Solução de problemas

Entre setembro de 2009 e agosto de 2010, foram registrados 812 mil atendimentos nos Procons que participam do cadastro. Desses, 84,5% foram solucionados sem a necessidade de abertura de processo administrativo. Os 15,5%  restantes compõem o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010.

Em números absolutos, são 122.662 reclamações relacionadas a mais de 15 mil fornecedores de produtos e serviços. Desse total, 84.159 (68,61%) foram atendidas, enquanto 38.503 (31,39%) não foram atendidas. O DPDC também listou um ranking com as dez empresas que menos atenderam a essas reclamações.

As reclamações são consideradas fundamentadas depois de recebidas e analisadas pelo Procon em um processo administrativo.

O Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas consolida dados dos Procons de 22 estados e do Distrito Federal integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Os dados apresentados agora são do período de setembro de 2009 a agosto de 2010. Clique aqui para acessar o Relatório do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010.


Metas de melhoria

Com base nos números do Cadastro Nacional, empresas dos setores de telefonia, bancos, cartões de crédito e varejo foram chamadas pelo DPDC a apresentar metas de melhoria de atendimento a serem alcançadas ao longo de 2011.

Nesta edição do Projeto Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor, cada fornecedor se comprometeu a melhorar três indicadores. São eles: redução na quantidade de demandas, ou seja, redução do total de consumidores que necessitam dos Procons para resolver problemas com as empresas; aumento das soluções através das notificações prévias conhecidas como Cartas de Informações Preliminares (CIPs); e aumento de acordos em processos administrativos de reclamações, normalmente resolvidas em audiências.

“Numa sociedade de consumo, onde a produção é em série e a comercialização, em massa, as empresas se diferenciam quando apresentam soluções rápidas e eficientes aos problemas de seus consumidores”, aponta Juliana Pereira.


Fonte:
Ministério da Justiça

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital