Infraestrutura
Aneel aprova novo reajuste tarifário para distribuidoras de energia do Rio de Janeiro e Boa Vista
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário de duas distribuidoras: a Light Serviços de Eletricidade S/A e da Boa Vista Energia S.A. Ao calcular os índices de reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
As novas tarifas da Light Serviços entrarão em vigor no dia 7 de novembro para 3,686 milhões de unidades consumidoras do Rio de Janeiro. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores será de 7,82%. Os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores da Light são de 8,04% para locais com consumo de baixa tensão (residências, por exemplo) e de 7,36% para locais com consumos de alta tensão (indústrias, por exemplo).
As tarifas da Boa Vista Energia S.A. entram em vigor nesta terça-feira (1º) para 87 mil consumidores no município de Boa Vista (RR). O efeito percebido será de 12,92%. Os índices que serão aplicados às contas de luz da Boa Vista Energia são de 13,15% para locais com consumo de baixa tensão e de 12,38% para locais com consumos de alta tensão.
A fórmula de cálculo de reajuste inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X (índice fixado pela Aneel na época da revisão tarifária),e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.
Fonte:
Aneel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













