Infraestrutura
Congresso apresenta inovações da pesquisa com pinhão manso
O 2° Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Embrapa Agroenergia e a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), será realizado nesta terça (29) e quarta-feira (30), em Brasília. O evento tem o objetivo de facilitar a troca de experiências, além de fazer o acompanhamento das pesquisas desenvolvidas em todo o País e destacar as oportunidades que o setor privado vislumbra para os próximos anos.
O Brasil tem experimentos de pesquisas governamentais e privados em aproximadamente 30 mil hectares em vários estados. O pinhão manso é uma espécie com grande capacidade de produção de óleo e pode garantir matéria-prima para o mercado de biocombutível. O óleo de pinhão-manso pode ser utilizado na indústria oleoquímica e na de biocombustível.
Workshop
No dia 1º de dezembro, está previsto o Workshop Panamericano de Sustentabilidade nos Plantios de Pinhão Manso, na Embrapa Cerrados. Durante o evento, serão realizadas apresentações dos principais especialistas sobre sustentabilidade nos plantios de pinhão manso para o estabelecimento de um sistema de produção que atenda às exigências de sustentabilidade do mercado global.
Saiba mais
O pinhão manso (Jatropha Curcas L.) é uma oleaginosa rica em óleo, da família das Euphorbiaceas, que pode ser produzida em diversas partes do Brasil. Apresenta características distintas das demais oleaginosas utilizadas na fabricação de biodiesel. O pinhão manso não pode ser utilizado na alimentação humana.
Atualmente, a aviação comercial vem testando o óleo de pinhão manso como matéria para a fabricação de bioquerosene, substituto renovável para o querosene de aviação, por possuir um baixo ponto de fusão, fator determinante para utilização no setor.
Para saber as informações, acesso o site do 2º Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













