Infraestrutura
Pontal do Paranapanema será pioneiro no plantio da macaúba para produção de biodiesel
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Coordenação Geral de Biocombustíveis da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), divulgou nesta sexta-feira (18), o resultado da proposta selecionada no chamamento público de seleção de um projeto de entidade privada sem fins lucrativos para atuar na cultura da macaúba. A proposta escolhida foi da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).
A fundação vai atuar na implantação de unidades técnicas de observação em sistemas de produção agroflorestal de oleaginosas para a cadeia do biodiesel e planejamento para uso e manejo das populações nativas de macaúba (Acrocomia aculeata) no Pontal do Paranapanema no âmbito da agricultura familiar.
Serão contemplados com esta ação comunidades rurais dos municípios de Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio e Caiuá. Na região existem aproximadamente 5 mil hectares de área plantada nativa da macaúba com potencial de manejo imediato.
Programa
O Ministério do Desenvolvimento Agrário participa da gestão do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) que pretende estimular a produção do novo combustível, além de apoiar a participação da agricultura familiar na cadeia de produção. Instrumentos como crédito, zoneamento, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o Selo Combustível Social estão disponíveis para promover o fortalecimento da agricultura familiar na produção de biodiesel.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













