Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2011 > 11 > Produção brasileira de petróleo cresce 5,1% em setembro em relação a igual mês de 2010

Infraestrutura

Produção brasileira de petróleo cresce 5,1% em setembro em relação a igual mês de 2010

por Portal Brasil publicado: 03/11/2011 18h10 última modificação: 28/07/2014 13h12

A produção de petróleo no País ficou em 2,099 mil barris por dia (Mbbl/d) no mês de setembro. Esse valor representa aumento de aproximadamente 5,1% na comparação com o mesmo mês em 2010 e de aproximadamente 2,3% em relação a agosto. Foram produzidos 65 milhões de metros cúbicos/dia (MMm³/d) de gás natural, um acréscimo de cerca de 2,1% frente ao mesmo mês em 2010 e redução de aproximadamente 1,9% na comparação com o mês anterior. A produção de petróleo e gás em setembro totalizou 2,509 mil barris de óleo equivalente por dia (Mboe/d). As informações são do Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta quinta-feira (3).

Segundo a ANP, a partir desta edição o boletim passará a divulgar a relação dos 20 maiores campos terrestres (exceto os campos operados pela Petrobras) como forma de registrar o desempenho de produção dos pequenos e médios produtores. Ao todo, 299 concessões operadas por 25 empresas distintas foram responsáveis pela produção nacional em setembro. Destas, 76 são concessões marítimas e 223 são terrestres. Das 299 concessões, nove encontram-se em atividades exploratórias e produziram através de Testes de Longa Duração (TLD), e outras dez são de campos licitados contendo acumulações marginais.

Pré-sal

A produção do pré-sal foi de 113,1 Mbbl/d de petróleo e 3,5 MMm³/d de gás natural, totalizando 135 Mboe/d em barris de óleo equivalente, aumento de 1,4% em relação ao mês passado. A produção é oriunda de sete poços: dois no campo de Jubarte (Bacia de Campos), dois em Lula (Bacia de Santos), um em Caratinga e Barracuda, um em Marlim Leste, e um em Marlim e Voador (todos localizados na Bacia de Campos).

Poços com maior produção

O poço do campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, segue como o poço com a maior produção de petróleo, pela quinta vez seguida, com uma produção de 27,5 Mbbl/d. O campo de Carmópolis, campo terrestre com a maior produção de petróleo, produziu 21,9 Mbbl/d através de 1.064 poços. Sete poços terrestres estão entre os 30 com maior produção de gás natural, sendo seis do campo de Rio Urucu e um do TLD-SOL-T-171. A produção total de setembro foi oriunda de 8.991 poços. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, na Bacia de Potiguar, com 1.133 poços.

Bacias maduras terrestres

A produção oriunda das bacias maduras terrestres (campos/TLDs das Bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) foi de 180 Mboe/d, sendo 147,9 Mbbl/d de petróleo e 5,1 MMm³/d de gás natural. Desse total, 3,3 Mboe/d foram produzidos por concessões não operadas pela Petrobras, sendo 434,9 boe/d em Alagoas, 1.115,8 boe/d na Bahia, 29 boe/d no Espírito Santo, 1.633,1 boe/d no Rio Grande do Norte e 87,4 boe/d em Sergipe.

Plataformas

A plataforma P-52, localizada no campo de Roncador, produziu cerca de 129 Mboe/d e continua sendo a plataforma com maior produção. E o grau API médio do petróleo produzido no mês foi de aproximadamente 23,8°.

Também houve redução de aproximadamente 17% na queima de gás natural se comparada ao mesmo mês em 2010 e aumento de aproximadamente 19,9% em relação ao mês anterior. O maior aumento na queima de gás natural foi registrado no campo de Marlim Sul, devido ao período de comissionamento (preparo e manutenção de equipamentos após o início das operações) da plataforma P-56.

Do total de gás natural queimado em setembro, 86,2% são oriundos de campos na Fase de Produção e 13,8% de TLDs da Fase de Exploração. Considerando-se apenas as concessões na Fase de Produção, o aproveitamento de gás natural no mês foi de 92,7%.

 

Fonte:
Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital