Infraestrutura
Fontes hidráulicas geram a maior parte da energia elétrica
Geração
A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil tem procedência de empreendimentos hidrelétricos, que respondem por quase 70% de toda a capacidade instalada do País, hoje em cerca de 123,1 mil megawatts (MW). Se somados os 8,1 mil MW que podem ser importados de países vizinhos, a capacidade de geração à disposição do consumidor brasileiro chega a 131,2 mil MW.
Os 1.050 empreendimentos de geração hidráulica instalados no território nacional têm capacidade de gerar 84,7 mil MW, de acordo com o Banco de Informações de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A segunda maior fonte de geração de energia elétrica do País é a térmica, responsável por 29,5% da capacidade instalada no Brasil, tendo por combustível: 11,1% gás; 8,3% biomassa; 6,3% óleo diesel/combustível; 2,2% carvão mineral e 1,6% nuclear.
Destaca-se também a fonte eólica, que apesar de corresponder a 1,7% da capacidade instalada no Brasil, dobrou sua participação na matriz desde 2011.
Do total dos 123,1 mil MW instalados, considerando todas as fontes de energia, as empresas do grupo Eletrobras, presentes em todo o território nacional, são responsáveis por 41,6 mil MW (o que representa 33,8% do total da capacidade instalada no País). O sistema Eletrobras conta com 37 usinas hidrelétricas, 120 usinas termelétricas, duas usinas termonucleares e três parques de geração de energia eólica.
Fontes:
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Operador Nacional do Sistema (ONS)
Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage)
Eletrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













