Infraestrutura
Gás natural tem diversas aplicações
Petrobras
O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, em conjunto com o energético líquido (gás associado) ou isoladamente.
Versátil, pode ser utilizado como fonte de geração de energia elétrica (ao substituir o carvão e o óleo combustível), tendo também aplicações automotivas (usado no lugar da gasolina, do etanol e do óleo diesel) e domésticas (em vez do GLP).
Além disso, o gás natural é insumo básico da indústria gasoquímica, responsável pela produção de grande quantidade de compostos como o metanol e a ureia.
Ao acompanhar a tendência mundial de aproveitamento de combustíveis mais limpos, o Brasil tem investido na expansão do uso do gás natural, que apresenta menor emissão de poluentes no processo de combustão, além de favorecer maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam. Por isso, este energético é chamado de “combustível do futuro”.
O Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2021 prevê para o ano de 2016 uma produção de 134 milhões de m³/dia e, para o ano de 2021 uma produção de 200 milhões de m³/dia.
Fontes:
Departamento de gás natural do Ministério de Minas e Energia
Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














