Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2011 > 12 > Governo anuncia operação de fim de ano nos aeroportos

Infraestrutura

Governo anuncia operação de fim de ano nos aeroportos

por Portal Brasil publicado: 02/12/2011 19h50 última modificação: 28/07/2014 13h21

A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou nesta sexta-feira (2) medidas para preparar os aeroportos para o período de fim de ano. A comissão, responsável pela organização e coordenação das atividades públicas nos aeroportos, elaborou o plano de ações para a alta temporada. Somente em dezembro, mais de 16 milhões de passageiros deverão embarcar, movimento 12% superior à média do ano e 13,6% maior que o mesmo mês de 2010.

Nos últimos dias, as principais companhias aéreas firmaram o compromisso com a redução do tempo de espera de check-in e de restituição de bagagens. Para isso, as empresas vão aumentar as equipes de atendimento, ocupar todas as posições de check-in nos horários de pico, incentivar o check-in pela internet e o uso de totens de auto-atendimento nos aeroportos, praticar o endosso de passagens entre as empresas, além de evitar a prática de overbooking. Aeronaves reserva também estarão à disposição.

Também foi lançada uma cartilha com informações unificadas sobre os direitos e deveres do viajante, a partir de um esforço coordenado dos órgãos que integram a Conaero.  O Guia do Passageiro apresenta informações úteis para quem vai viajar. A publicação será distribuída nos principais aeroportos e está disponível nos sites dos órgãos públicos e das companhias aéreas.

Principais medidas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai intensificar a atuação nos principais aeroportos brasileiros a partir de 16 de dezembro. Além do reforço na fiscalização, haverá também técnicos aptos a prestarem informações aos passageiros. Serão mobilizados cerca de 240 servidores, entre inspetores de aviação civil e técnicos, que trabalharão nos turnos de maior fluxo em cada um dos seis aeroportos mais movimentados: Brasília (DF), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ) e Santos Dumont (RJ). As equipes gerenciais da ANAC estarão de plantão durante todo o período.

A Anac  tem promovido palestras para representantes das empresas aéreas e para o operador aeroportuário. O objetivo é unificar as orientações prestadas aos passageiros, além de esclarecer o que será foco da fiscalização durante a operação de final de ano. As empresas aéreas também estão obrigadas a oferecer atendimento presencial nos aeroportos onde cada uma delas movimenta mais de 500 mil passageiros ao ano.

A agência vai instalar banners com os principais direitos e deveres dos passageiros. Para registrar manifestações na Anac, os passageiros contam com atendimento 24h por meio do telefone gratuito 0800-725-4445, inclusive em inglês e espanhol, ou pela internet .

A Infraero contratou 321 empregados das áreas de segurança aeroportuária, operações, navegação aérea e manutenção. A empresa fará ajustes na escala de serviço para reforçar a equipe de trabalho nos aeroportos e turnos de maior movimento operacional.  “Posso ajudar?” – Funcionários da Infraero usando coletes amarelos reforçam as informações e orientações aos passageiros. Ao todo, cerca de 200 funcionários estarão nos principais aeroportos da rede, auxiliando principalmente quem viaja pela primeira vez. O serviço funciona 24 horas nos aeroportos que funcionam em período integral.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou procedimentos para aumentar em 47% a capacidade do espaço aéreo nos principais centros de controle do país. Também foram implementadas novas rotas entre as regiões sudeste, nordeste e Europa, otimizando o fluxo do tráfego aéreo.

A Polícia Federal (PF) também informou que vai aumentar as equipes disponíveis nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Galeão, Salvador e Porto Alegre. Todas as cabines de migração estarão em operação com o objetivo de agilizar o fluxo de passageiros. A Receita Federal também vai intensificar sua atuação nos aeroportos do Galeão e Guarulhos.

Para atender à demanda dos consumidores, também serão disponibilizadas máquinas de lanches (vending machines) nos aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Confins (MG), Pampulha (MG), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Salvador (BA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Cuiabá (MT).

Fonte: 

Anac

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital