Infraestrutura
Petrobras anuncia investimentos para 2012 na área de Abastecimento
A Petrobras investirá R$ 8,26 bilhões em 2012 na modernização do parque de refino. A previsão da estatal é de alcançar um crescimento de 56% na capacidade de hidrotratamento e de 18% na conversão de resíduos. Os investimentos preveem a melhoria da qualidade de combustíveis e aumento de margem de lucro. Em 2011, 18 novas unidades entraram em operação nas refinarias, visando à melhoria operacional, adequação ambiental das unidades, eficiência energética e flexibilização da produção de derivados.
A partir de janeiro de 2012, a Petrobras ampliará o fornecimento do diesel S-50, com baixo teor de enxofre, para todos os estados brasileiros. O uso do diesel S-50 nos novos motores, segundo a empresa, resultará na redução de, no mínimo, 80% da emissão de material particulado.
Para a redução do teor de enxofre do diesel, novas unidades de hidrotratamento entrarão em operação nos próximos meses nas refinarias de Capuava (Recap), em São Paulo, Landulpho Alves (Rlam), na Bahia e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. Novas unidades destinadas a melhorar a qualidade de gasolina entram em operação nas refinarias de Capuava (Recap), Presidente Getúlio Vargas (Replan), em Paulínia e Henrique Lage (Revap), todas em São Paulo. Também serão realizadas obras para movimentação e segregação do diesel S-10, que estará disponível ao mercado em 2013.
Outra expectativa da Petrobras é ampliar as vendas de bunker (óleo combustível para navios) nos portos brasileiros com destaque para a retomada das vendas no porto de São Luís.
Novos empreendimentos
As obras das novas refinarias também terão avanços em 2012, segundo a estatal. Entre os projetos, está previsto o lançamento das unidades auxiliares da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a conclusão das obras civis e estradas de acesso, a construção da primeira refinaria do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), conclusão da terraplenagem da Refinaria Premium I, no Maranhão, entre outros.
O primeiro navio do programa EBN, que prevê a construção de navios no Brasil por Empresas Brasileiras de Navegação e a disponibilização dos mesmos para a Petrobras em afretamentos de longo prazo, também será entregue em 2012.
Fonte:
Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













