Infraestrutura
Semiárido terá mais 60 mil cisternas por meio do programa Água para Todos
O Semiárido brasileiro ganhará mais 60 mil cisternas. Serão investidos R$ 120 milhões, por meio de um acordo de construção assinado nesta sexta-feira (27), em Porto Alegre (RS), pelo Ministério do Desenvolvimento Social combate à Fome (MDS) e a Fundação Banco do Brasil.
O público alvo da ação envolve 750 mil famílias de baixa renda, situadas na zona rural do Semiárido, sem acesso ao fornecimento de água e agrupadas em um total de 181 microrregiões.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água (Água para Todos), que integra o Plano Brasil Sem Miséria e tem como meta a promoção do acesso à água potável para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar. Uma das principais ações previstas é a reaplicação da tecnologia social de cisterna de placas, construída para armazenar águas pluviais.
A cisterna de placas é um reservatório cilíndrico, construído próximo à casa da família, com capacidade de armazenar até 16 mil litros de água da chuva captados do telhado – suficiente para suprir a necessidade de consumo básico de uma família de cinco pessoas por até oito meses. Essa tecnologia foi criada por agricultores da região do Semiárido.
A assinatura do acordo foi realizada pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e pelo presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, durante o Fórum Social Temático. O fórum é preparatório à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que será realizada em junho no Rio de Janeiro.
Depois da assinatura, Tereza Campello, Jorge Streit e o professor Ricardo Neder, do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB), participaram do debate sobre os “10 Pontos para uma Plataforma da Tecnologia Social na Rio+20”, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Fonte:
Brasil Sem Miséria
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













