Infraestrutura
Países da Unasul renovam compromisso de interligar redes de comunicação na América do Sul
Os ministros de Comunicações dos países da União de Nações Sulamericanas (Unasul) assinaram, na última sexta-feira (9), no Paraguai, uma declaração que renova o compromisso de continuar trabalhando juntos para garantir a interconexão de suas redes.
Os ministros aprovaram os prazos para implementação de cada fase do projeto de anel óptico, que deve ser concluído em três anos. O documento destaca a importância do projeto para possibilitar aos cidadãos uma conexão mais rápida a preços mais baixos, além de fortalecer a soberania dos países.
Atualmente, o caminho percorrido pelos dados numa simples conexão à Internet é extenso e caro: se um internauta do Brasil acessa um site do Chile, por exemplo, a conexão segue até um servidor nos Estados Unidos, via cabos submarinos, para, então, voltar ao Chile. Com o anel óptico interligando os países sul-americanos, o tráfego circulará diretamente entre as redes locais.
A declaração ressalta, ainda, a necessidade de trabalhar para a geração, armazenamento e distribuição de conteúdos locais, de modo a aumentar a importância do tráfego de dados na região.
Também foram definidas as datas dos próximos encontros sobre o projeto. Em junho, ocorrerá a II Reunião do Grupo de Trabalho de Telecomunicações, em Assunção. Já em setembro, o Brasil sediará a III Reunião de Ministros de Comunicações dos países membros da Unasul.
Assinam o documento os ministros dos seguintes países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













