Infraestrutura
Congresso sobre biodiesel destaca potencial tecnológico, ambiental e social
Tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento social foram os temas que marcaram a abertura do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB), realizado simultaneamente ao 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. A solenidade, no Centro de Convenções de Salvador (BA), reuniu mais de 800 participantes e autoridades.
Nesta edição, o congresso publica mais de 800 artigos desenvolvidos com a participação de 700 instituições de ensino, envolvendo mais de mil pesquisadores. Também foi lançado o livro Reologia na Indústria de Biocombustíveis, de Ana Lúcia Gabas (MCTI e USP), Rafael Menezes (MCTI) e Javier Teles Romero (Unesp), reunindo os estudos avançados desenvolvidos para dimensionar equipamentos e processos e assim, promover a economia de energia na produção.
Como um dos palestrantes, Menezes afirmou que mais de R$ 150 milhões foram destinados pelo MCTI a ações de desenvolvimento tecnológico nessa cadeia. O responsável técnico pela RBTB na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do ministério apontou a necessidade de investimento contínuo na formação de pessoal e o papel do encontro na produção de sugestões para o desenvolvimento da área.
Reconhecimento
O silêncio pontuou a reverência do público durante a homenagem póstuma a Expedito José de Sá Parente, considerado o “pai do biodiesel”. O filho, e também cientista, Expedito Jr., falou do prazer de trabalhar com um homem de “grande visão de futuro em tudo que fazia, sempre com muito entusiasmo e a preocupação social”.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













