Infraestrutura
Mais uma ação contra Belo Monte é derrotada na Justiça
AGU consegue vitória em ação do MPF na Justiça Federal do Pará
O governo federal obteve mais uma decisão favorável na Justiça que garante a construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, no Rio Xingu. A Justiça Federal do Pará declarou, por sentença, a legalidade do procedimento de licenciamento ambiental da usina.
O Ministério Público Federal (MPF) havia acionado a Justiça em 2010, por meio de uma ação civil pública, questionando a aprovação do Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como o procedimento de licenciamento ambiental que envolveu o aceite do Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em defesa da legalidade do licenciamento ambiental, a Advocacia Geral da União (AGU) argumentou que, com a entrega da referida AAI (análise dos efeitos de vários empreendimentos na bacia hidrográfica) ao Ministério das Minas e Energia e à Fundação Nacional Índio, observou-se a legislação que trata da matéria.
Em relação ao aceite do EIA/Rima pelo Ibama, a AGU sustentou que os princípios da participação popular e da publicidade foram devidamente atendidos, como comprova a realização de audiência pública com a exposição dos estudos realizados, bem como da fundamentação dos atos administrativos.
A 9ª Vara Federal do Pará acolheu os argumentos da AGU e julgou improcedentes todos os pedidos feitos pelo Ministério Público Federal.
Leia mais:
Saiba mais sobre a Usina de Belo Monte
Projeto ambiental de Belo Monte assegura navegação e pesca nos trechos, assegura AGU
Sem Belo Monte, Brasil teria que construir 19 termelétricas, afirma Empresa de Pesquisa Energética
Advocacia-Geral da União defende usina de Belo Monte na ONU
Integração Nacional incentivará cadeias produtivas na região do Alto Xingu, no Pará
Fonte:
AGU
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














