Infraestrutura
Aeroporto de Cuiabá passará por reformas e terá capacidade operacional ampliada
As melhorias foram acertadas em novo convênio entre a Infraero e o Governo do Mato Grosso e visa preparar o estado para a Copa do Mundo de 2014
A Infraero e o Governo de Mato Grosso assinaram convênio para a abertura de licitação das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Cuiabá/Várzea Grande – Marechal Rondon (MT). Os trabalhos, parte do cronograma de melhorias para a Copa do Mundo de 2014, têm conclusão prevista para dezembro de 2013 e deverão aumentar a capacidade operacional do terminal para 5,7 milhões de passageiros por ano. Participaram da cerimônia de assinatura o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e o governador do estado do Mato Grosso, Silval Barbosa.
Entre os serviços contemplados estão a reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passará a contar com quatro pontes de embarque, a adequação das vias de serviço e nova sinalização do pátio de aeronaves, ampliação do estacionamento de veículos, assim como outras obras complementares.
Pelo acordo, com duração de 21 meses a partir da assinatura, caberá à Infraero realizar o repasse de recursos, cumprir ações de controle ambiental e a fiscalização da execução das obras. Já o governo estadual ficará responsável por licitar a obra pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e fazer as adequações das vias de acesso ao aeroporto.
Módulo Operacional
No fim de dezembro de 2011, foi assinado termo de convênio entre Infraero e governo do estado para a primeira parte das obras de ampliação do Aeroporto de Cuiabá. O convênio compreende a construção do novo prédio administrativo da Infraero e a demolição de edificações e infraestruturas, necessárias para a reforma e ampliação do terminal de passageiros.
Essas intervenções já estão em andamento.
Já no fim de novembro do mesmo ano, a Infraero entregou o módulo operacional, que cumpre as funções de sala de desembarque e conta com toda a infraestrutura disponível em uma área de desembarque tradicional, como climatização, isolamento termoacústico e Sistema Informativo de Voos.
O módulo conta ainda com duas esteiras de restituição de bagagens. A Infraero investiu R$ 2,5 milhões para a instalação do espaço, que tem 675m² de área e aumentou a capacidade operacional do aeroporto em 700 mil passageiros ao ano.
Leia mais:
Mato Grosso iniciará primeira etapa de obras do aeroporto Marechal Rondon
Governo irá qualificar 240 mil trabalhadores da área de turismo até a Copa
Dez dos 13 aeroportos para a Copa já estão com obras em andamento
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













