Geral
Brasil alcança 14,5 milhões de domicílios com TV por assinatura
Cobertura estimada é de quase 25% das casas do País
O Brasil fechou o mês de junho com 14,5 milhões de domicílios com TV por assinatura. Com 239,6 mil novas assinaturas somente no mês de junho, o crescimento registrado é mais de 30% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com a agência, foram registradas mais de 3,4 milhões de novas assinaturas em 12 meses. Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para aproximadamente 48 milhões de brasileiros, com uma cobertura estimada de quase 25% das casas do País.
A participação dos serviços prestados via satélite (tecnologia DTH) atingiu 58,1% da base total de assinantes, e a dos serviços a cabo alcançou 40,6%. Em junho do ano passado, os serviços DTH representavam 50,6% do mercado nacional, e os serviços prestados via cabo possuíam 46,9% de market share.
Dados por localidade
Enquanto as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional, as regiões Sul e Sudeste registraram crescimento inferior. Entretanto, das 3,4 milhões de novas assinaturas registradas nos últimos 12 meses, quase 2,5 milhões ocorreram nas regiões Sul e Sudeste.
Com relação aos serviços ofertados por unidade da Federação em junho de 2012, destaca-se o estado de São Paulo, com quase 5,8 milhões de assinaturas. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 2,078 milhões, e Minas Gerais, com 1,185 milhão de assinaturas.
Tocantins apresentou o maior crescimento de assinantes entre 2011 e 2012, com aumento de 70% na base de assinaturas, acumulando 12.763 novos contratos entre junho de 2011 e junho de 2012. A íntegra dos dados está disponível no sítio da Anatel.
Leia mais:
Ancine publica regras que regulamentam Lei da TV Paga e estipula cota de conteúdo nacional
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














