Infraestrutura
Cerca de 200 municípios serão beneficiados com esgotamento sanitário até 2014
Ações fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai investir R$ 2,2 bilhões em obras de infraestrutura. Ao todo 200 municípios, entre Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe, estão sendo beneficiados com as ações. Para este ano, está previsto investimento de cerca de R$ 274 milhões.
Serão atendidas as zonas urbanas de municípios que pertencem às bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, com população de até 50 mil habitantes, em sua maioria, e com prioridade para as localidades situadas na calha do rio São Francisco.
As ações fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, que consiste na recuperação e conservação hidroambiental da bacia, realizado desde 2004. Em 2007, essas atividades de recuperação e conservação foram estendidas à bacia do Rio Parnaíba.
Benefícios
O esgotamento sanitário traz benefícios como a melhoria das condições sanitárias locais, a conservação dos recursos naturais e a eliminação de focos de poluição. Um sistema de esgotamento sanitário, com estações de tratamento, reduz os recursos aplicados no tratamento de doenças, uma vez que grande parte delas está relacionada à falta de uma solução adequada para esse problema.
Os usuários de serviços de água e esgoto têm, desde 2007, uma série de direitos assegurados pela Lei do Saneamento básico. A legislação federal prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento da rede de esgoto para garantir a saúde dos brasileiros.
Leia mais:
Cidades de Sergipe receberão esgotamento sanitário
Campina Grande receberá 1.948 unidades do Minha Casa, Minha Vida
Quatro estados do País vão receber investimentos para projetos de água e esgoto
Programa de Aceleração do Crescimento inaugura esgotamento sanitário em Guarulhos (SP)
Fonte:
Codevasf
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














