Infraestrutura
Setor canavieiro será impulsionado pelo Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013
Dentro do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, divulgado no fim de junho pela presidenta Dilma Rousseff, foi incluído abertura de financiamento para o desenvolvimento do setor canavieiro. A medida pretende incentivar o cultivo de até 100 mil hectares de sorgo sacarino com a aplicação de R$ 270 milhões.
O financiamento do plantio em áreas de renovação de canaviais, normalmente ocupadas com soja e amendoim, aponta o sorgo sacarino como opção de produção. Seu ciclo de cultivo e colheita compreende ao período de entressafra da cana, especialmente, na Região Centro-Sul. A previsão é de uma oferta adicional de 300 milhões de litros de biocombustível de sorgo para a próxima safra.
O sorgo sacarino é uma variedade que possui taxas maiores de açúcar nos colmos e passou a ser testado como matéria-prima para a produção de etanol, em 2008, conforme os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo. O caldo extraído dos colmos da planta se adapta ao processo industrial das usinas. As colheitadeiras utilizadas também são as mesmas, pois a altura do sorgo, em torno de 2 metros, é similar ao da cana. O sorgo pode ser semeado entre os meses de novembro e dezembro e de fevereiro a março, o que beneficia as usinas que ficam ociosas na entressafra.
Outra medida de apoio ao setor canavieiro, o Prorenova, implantada no início deste ano, conta com recursos de R$ 4 bilhões para estimular à renovação e ampliação de cerca de um milhão de hectares.
Leia mais:
Brasil e Coreia do Sul iniciam estudos sobre etanol de sorgo sacarino
Usinas de açúcar podem ganhar selo do governo se melhorarem condições do trabalhador
União da indústria de cana prevê aumento de produção de açúcar e álcool no Centro-Sul
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














