Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2012 > 08 > Programa de medição da banda larga já conta com 11 mil voluntários

Infraestrutura

Programa de medição da banda larga já conta com 11 mil voluntários

por Portal Brasil publicado: 30/08/2012 18h31 última modificação: 29/07/2014 08h50

Serão cadastrados 12 mil usuários do País. O resultado será divulgado em dezembro

Cerca de 11 mil usuários da banda larga fixa já se cadastraram para serem voluntários do projeto de medição da qualidade do serviço, segundo levantamento da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). O cadastro de voluntários teve início ontem, conforme anunciado em entrevista coletiva à imprensa que contou com a participação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do conselheiro Jarbas Valente, presidente substituto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

A EAQ selecionará, entre os usuários cadastrados, mais de 12 mil voluntários. Quem não for escolhido agora, pode ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários.

As inscrições podem ser feitas por por meio da página eletrônica

Os selecionados não terão custos para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados. Os voluntários receberão um aparelho chamado de whitebox, que fará a medição ao ser conectado ao modem/roteador de cada residência ou empresa. A aferição nos equipamentos instalados nos computadores será diária e ininterrupta. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.

Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

Metas de qualidade

O regulamento também estabelece padrões de qualidade para o serviço, que serão exigidos das prestadoras com mais de 50 mil acessos em serviço, sendo que todas devem enviar informações à Anatel.

A velocidade instantânea, aferida em cada medição feita pelo software, não pode ser menor do que 20% da velocidade máxima contratada pelo assinante em 95% das medições. A meta de 20 % é válida até outubro deste ano. Nos próximos doze meses, será de 30% e, a partir de 2014, 40%.

Para a velocidade média, resultado da média de todas as medições realizadas no mês na rede da prestadora, a meta inicial é de 60%, até outubro de 2012. Nos doze meses seguintes será de 70% e, a partir de então, 80%. Serão consideradas, para o cálculo dos indicadores de cada prestadora, as medições feitas no período de maior tráfego, entre 10h e 22h.

A prestadora deve, por meio de seus canais de atendimento, orientar os assinantes quanto à obtenção, instalação e correta utilização do software que será oferecido pela Entidade Aferidora da Qualidade. O software não somente fará a coleta de dados, como vai divulgá-los para o assinante.

Atualmente, o usuário dispõe do Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (Simet), um medidor de velocidade para a conexão da internet. A ferramenta é utilizada pelo Inmetro para avaliar a conexão brasileira, além de ser homologada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Os resultados dos testes são do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade civil sem fins lucrativos, que avalia diversos provedores.

Teste a velocidade de conexão da sua internet com o Simet 

 

Leia mais :

Assinantes ajudarão a medir a qualidade da banda larga

Testes da Banda Larga 0800 começam no DF

Programa Nacional de Banda Larga chega ao Mato Grosso

 

Fonte:

Ministério das Comunicações 
Porta Brasil 

 

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital