Infraestrutura
Piauí e Bahia recebem cisternas e capacitação para o manuseio do reservatório
As cisternas são instaladas em áreas do semiárido brasileiro e atende pessoas que estão cadastradas no CadÚnico
Em continuidade ao programa Água para Todos, esta semana, cerca de 70 cisterna de consumo serão instaladas no Piauí e 150 na Bahia. Atividades como capacitação de beneficiários, validação de famílias já cadastradas e marcação de novas áreas para instalação de cisternas também serão desenvolvidas.
No Piauí, os municípios contemplados com as cisternas são: Paulistana, Flores do Piauí, Itaueira e São Miguel do Tapuio. As atividades relativas à capacitação e cadastramento serão feitas em Milton Brandão, Buriti dos Montes, Lagoa de São Francisco, São João da Serra, São Francisco de Assis e Nova Santa Rita. Com as realizações no local, o estado alcançará a marca de 1.265 famílias já beneficiadas com os reservatórios.
O Água para Todos também segue com atividades na Bahia. Em Boquira, haverá instalação de 150 cisternas, e em Ibotirama, 50 novas famílias serão beneficiadas com os reservatórios.
Nesta semana, as ações no estado também serão voltadas para capacitação de beneficiários sobre funcionamento e manutenção de cisternas e uso racional da água. Em Uauá, serão capacitadas 114 famílias nos povoados de Curundundum, Riacho das Pedras, Caititus e Caratacá.
Em Santa Brígida, será realizada capacitação de 138 beneficiários nas localidades de Lagedo, Flores, Jiboia, Vicente, Tanquinho, Bandeira e Minuim. Naquele município, também haverá cadastramento de mais 50 famílias a serem beneficiadas com o programa.
A Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Franscisco e Parnaíba (Codevasf), aumentou as frentes de trabalho em agosto e pretende atingir a meta de beneficiar 60 mil famílias até dezembro. Com isso, a empresa estará dando a partida, ainda este ano, para validar mais 120 mil famílias, traduzindo investimentos totais de R$ 900 milhões.
O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e integra o Plano Brasil Sem Miséria. Em sua área de atuação, a Codevasf já instalou 21.560 cisternas em 36 municípios, em áreas rurais prioritariamente situadas no semiárido nordestino brasileiro.
Para receber a cisterna é necessário estar cadastrado no Cadastro Único – CadÚnico. O benefício segue uma ordem de prioridades, que é destinada àqueles que moram no semiárido, em áreas rurais, em situação de pobreza e extrema pobreza associada à carência de acesso à água com renda de até R$ 140,00 e também aos aposentados que, mesmo possuindo renda no valor citado, deve viver, exclusivamente, da renda da previdência.
Leia mais:
Estado do Maranhão será assistido por programa de superação da extrema pobreza
Programa Água para Todos chega ao Piauí e ao Maranhão
Bahia inaugura sala de monitoramento de rios para avaliar possibilidade de secas e enchentes
Abertas inscrições para cursos gratuitos sobre gestão de recursos hídricos
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














