Infraestrutura
Descoberto petróleo no pós-sal da Bacia de Campos
A descoberta foi feita pelo poço conhecido como Mandarim, localizado no campo de Marlim Sul, a 126 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (3) a descoberta de uma acumulação de petróleo em reservatório do pós-sal, na Bacia de Campos. A descoberta foi feita pelo poço conhecido como Mandarim, localizado no campo de Marlim Sul, a 126 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 1.874 metros.
De acordo com nota divulgada, a acumulação ocorre em reservatórios arenosos, a aproximadamente 2.965 metros de profundidade. Os testes para avaliar a produtividade do reservatório devem estar concluídos este ano.
O poço está localizado em área próxima à plataforma P-56, que opera atualmente no Campo de Marlim Sul, com estrutura já instalada de produção e escoamento. Isto, segundo a Petrobras, permitirá acelerar a entrada em produção da nova descoberta, o que poderá ocorrer no ano de 2014.
Pós-Sal
A camada pré-sal refere-se a um tipo de rochas sob a crosta terrestre formadas exclusivamente de sal petrificado, depositado sob outras lâminas menos densas no fundo dos oceanos e que formam a crosta oceânica. Segundo os estudiosos no assunto, esse tipo de rocha mantém aprisionado o petróleo recentemente descoberto, pelos brasileiros.
Como a formação laminar da camada pré-sal é anterior à formação da camada mais antiga de sal, esta camada, é mais profunda e de acesso mais difícil do que as reservas de petróleo situadas na camada pós-sal, localizada acima da camada de sal.
Fonte:
Agência Brasil
Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













