Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2013 > 02 > Aeroportos do País terão reforço na segurança e atendimento durante o Carnaval

Infraestrutura

Aeroportos do País terão reforço na segurança e atendimento durante o Carnaval

por Portal Brasil publicado: 07/02/2013 11h29 última modificação: 29/07/2014 23h51
Divulgação/Agência Brasil Dez aeroportos brasileiros vão intensificar serviços de atendimento e reforçar equipes de segurança durante o Carnaval

Dez aeroportos brasileiros vão intensificar serviços de atendimento e reforçar equipes de segurança durante o Carnaval

Dez aeroportos brasileiros vão intensificar os serviços de atendimento aos usuários e reforçar as equipes de segurança durante o período de Carnaval. A operação começa nesta quinta-feira (7) e vai até o domingo (17)

 

Durante o período de carnaval, dez aeroportos do País receberão reforços das equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Receita Federal, segundo anúncio da Secretaria de Aviação Civil (SAC) na última terça-feira (5). A secretaria estima que o movimento de passageiros nos terminais brasileiros no período entre sexta-feira (8) e a quarta-feira de Cinzas (13) seja 4% inferior ao período entre Natal e Ano Novo.

As medidas mantêm o esforço coordenado entre os órgãos do setor aéreo brasileiro e têm o objetivo de manter os bons resultados obtidos nos períodos de alta temporada, como na Operação Fim de Ano, realizada entre 13 de dezembro do ano passado e 14 de janeiro, em 12 aeroportos do País. 

Em dezembro passado, por exemplo, foram registrados 11,2% de voos com atrasos acima de 30 minutos, número abaixo dos anos anteriores - 14% em 2011 e 22% em 2010. O número é inferior também em comparação à União Europeia, que registrou o índice de 12,8% voos com atraso acima de 30 minutos no mesmo período. Os voos com atrasos acima de uma hora foram de 3% no Brasil e de 5,3% na União Europeia.

 

Operação Carnaval

A fiscalização da Anac durante a Operação Carnaval começa nesta quinta-feira (7) e termina no dia de 17 de fevereiro, com turnos de trabalho que variam de 7h às 23h, conforme a necessidade de cada um dos dez aeroportos incluídos na operação: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador e Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

O objetivo é monitorar a prestação do serviço de transporte aéreo de passageiros e fornecer informações sobre os direitos previstos na Resolução n°141/2010. No total, 130 colaboradores da agência serão envolvidos na operação, entre servidores que farão atendimento aos passageiros e inspetores de aviação civil, de acordo com as características de movimentação de cada aeroporto.

A Receita Federal manterá o incremento de 88%, em média, no número de funcionários alocados nos aeroportos de Guarulhos e Galeão, onde há maior número de voos internacionais.

A Infraero ficará responsável por reforçar as equipes de segurança e operações de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, além de manutenções preventivas em equipamentos, como esteiras e escadas rolantes. O atendimento aos usuários também será intensificado. Os funcionários vestidos com os coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help You?” estarão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar passageiros. 

Em cidades com fluxo de passageiros maior, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, serão adotadas medidas para tentar minimizar os efeitos da movimentação, como aumento da fiscalização dos serviços de transporte e de estacionamento, dos serviços de imigração e de recepção de turistas estrangeiros ou brasileiros.

As concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília também adotaram planos para a operação, especialmente com aumento das equipes de manutenção, atendimento e segurança, além de investimentos já entregues como reformas de banheiros, criação de vagas de garagem.

 

Serviço

Em casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, bem como de desrespeito ao passageiro, o transportador deverá assegurar ao passageiro que comparecer para embarque o direito a receber assistência material, tais como direito à comunicação (a partir de uma hora de atraso); alimentação (a partir de duas horas de atraso); acomodação (a partir de quatro horas de atraso); e reacomodação em outro voo (nos casos de preterição). 

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. 

O passageiro pode registrar sua manifestação pelos canais de atendimento da agência, que canais funcionam durante todo o ano e não apenas em períodos de maior movimento: o telefone gratuito 0800 725 4445 (que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana – inclusive com atendimento em inglês e espanhol) e o Fale com a Anac. A orientação vale para passageiros em qualquer aeroporto do País.

 

Internet

Para ajudar na diminuição das filas, a agência orienta que os passageiros baixem pela internet os aplicativos da Infraero, que fornecem informações sobre a situação dos voos e um guia sobre viagens, e das companhias aéreas, que permitem a realização de check in online. Tais aplicativos estão disponíveis para celulares com plataformas mobile. 

Durante o período do carnaval, não será possível acessar, pela internet, os serviços da Receita Federal, cuja página estará em manutenção.

 

Fonte:
Agência Nacional de Aviação Civil
Com Agência Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital