Infraestrutura
Municípios baianos receberão retroescavadeiras para auxiliar agricultores
A iniciativa aumentará a comercialização dos produtos rurais, proporcionando o desenvolvimento sustentável local
Vinte municípios do Semiárido baiano, com até 50 mil habitantes, serão beneficiados com a doação de retroescavadeiras. A ação será realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e as máquinas serão destinadas à construção e manutenção de estradas que ligam a zona rural à urbana e, também, para construir reservatórios de água.
Os municípios contemplados, que concentram mais de 225 mil pessoas vivendo na área rural, foram selecionados pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Territórios
Cinco dos municípios beneficiados com esta entrega estão nas áreas de abrangência dos Territórios da Cidadania do Velho Chico, do Sisal e do Irecê. O restante está distribuído em oito Territórios da Identidade do estado. Para o integrante da coordenação responsável pelo Território do Sisal, Urbano Oliveira, a disposição das máquinas mudará a realidade dos agricultores familiares.
“O uso da retroescavadeira poderá amenizar em até 70% os problemas enfrentados pelos produtores familiares no período da seca, pois possibilitará a construção e a manutenção de barreiros para armazenamento de água”, revela. Urbano Oliveira explica que a produção agrícola da região é muito diversificada.
Ações
Na primeira etapa do PAC, 1.299 municípios receberam 1.275 retroescavadeiras. A nova fase da ação irá universalizar a doação de retroescavadeiras a todos os municípios brasileiros que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo PAC 2 – que é ter até 50 mil habitantes e estar fora de regiões metropolitanas. Além dos mais de R$ 211 milhões já empregados na primeira ação, as novas compras de máquinas devem somar mais de R$ 1 bilhão.
Para que um número maior de municípios se beneficie das motoniveladoras, a orientação é de que os interessados se organizem e concorram por meio da modalidade associativa - ou seja, uma proposta apresentada por um conjunto de municípios, com no mínimo três e no máximo seis associados, todos com população inferior a 50 mil habitantes - ou via consórcios públicos já constituídos. A máquina será administrada e utilizada em conjunto pelos municípios.
Confira aqui o 6º balanço do PAC 2
Estradas brasileiras
O PAC 2 prevê a construção de, aproximadamente, oito mil quilômetros (km) de rodovias e obras de manutenção em outros 55 mil km.
Ainda no sistema rodoviário, o programa disponibilizará recursos para a compra de equipamentos, como motoniveladoras e retroescavadeiras, para auxiliar na recuperação das estradas do interior do Brasil e, consequentemente, melhorar a produção e a circulação de produtos e mercadorias em 1.299 municípios com até 50 mil habitantes.
Municípios contemplados:
Município do Território da Cidadania do Velho Chico
Barra
Municípios do Território da Cidadania do Sisal
Cansanção
Itiúba
Municípios do Território da Cidadania do Irecê
Mulungu do Morro
Nordestina
Municípios do Território de Identidade do Sudoeste (anteriormente conhecido como Território de Vitória da Conquista)
Anagé
Bom Jesus da Serra
Caetanos
Mirante
Municípios do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru
Andorinha
Filadélfia
Pindobaçu
Municípios do Território de Identidade do Médio Rio de Contas
Boa Nova
Municípios do Território de Identidade do Oeste Baiano
Buritirama
Municípios do Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu
Iaçu
Macajuba
Rafael Jambeiro
Municípios do Território de Identidade do Médio Rio das Contas
Manoel Vitorino
Municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá
Planaltino
Municípios do Território de Identidade do Piemonte de Diamantina
Várzea Nova
Fonte:
Brasil Sem Miséria
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













