Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2013 > 04 > País faz últimos preparativos para os jogos da Copa das Confederações 2013

Infraestrutura

País faz últimos preparativos para os jogos da Copa das Confederações 2013

por Portal Brasil publicado: 26/04/2013 14h37 última modificação: 29/07/2014 23h51
Divulgação/Portal da Copa As arenas Mineirão, Castelão e Fonte Nova já realizaram eventos-testes

As arenas Mineirão, Castelão e Fonte Nova já realizaram eventos-testes

Reta final até a abertura, em 15 de junho, inclui as últimas entregas de estádios e eventos-teste. Aeroportos e segurança terão esquema especial. As seis sedes já articularam com governo e Comitê Organizador Local os planos operacionais

 

Há cinquenta dias para a Copa das Confederações da Fifa 2013, que será realizada entre os dias 15 e 30 de junho, as seis arenas (Maracanã - RJ, Arena Pernambuco-PB, Castelão-CE, Mineirão-BH, Estádio Nacional de Brasília-Mané Garrincha-(DF e Fonte Nova - BA), estão em fase de ajustes finais para os jogos. Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador já inauguraram suas arenas. Os torcedores aos poucos se familiarizam com as arquibancadas de Mineirão, Castelão e Fonte Nova, onde já houve disputas de campeonatos regionais e, no caso da capital mineira, também um amistoso com a Seleção Brasileira em campo.

Para assegurar o sucesso da competição esportiva, eventos-teste têm acontecido nas cidades sedes para que sejam observados todos os itens que compõem as exigências do Comitê Organizador Local (COL). Neste contexto, o COL já testou cinco áreas operacionais no Castelão, no jogo Fortaleza x Ceará (dia 14 de abril), e outras 14 no Mineirão, durante a partida Brasil x Chile da última quarta-feira (24). Em Salvador, sete áreas serão observadas no próximo domingo (28) em mais um clássico regional, entre Vitória e Bahia.

Em Pernambuco, a nova arena já abriu as portas à visitação pública. No dia 22 de maio será realizado o primeiro jogo profissional, um amistoso entre Náutico e um time que ainda será divulgado. A ocasião será o evento-teste oficial do estádio. Uma semana antes, no dia 14, operários farão uma partida no novo campo.

Já no Rio de Janeiro, o Maracanã reformado será entregue neste sábado (27). Uma partida entre os amigos dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo vai inaugurar o campo, mas o grande teste será em 2 de junho, com o amistoso entre Brasil x Inglaterra.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, sede da abertura, terá o gramado plantado nos próximos dias. Cultivado em uma fazenda em Sergipe, ele está sendo transportado em carretas refrigeradas. A arena seria entregue em 21 de abril, mas houve um adiamento para 18 de maio, quando receberá também a final do campeonato local. Uma semana depois, no dia 26, Santos e Flamengo farão a abertura do Brasileirão no novo estádio, enquanto o COL testará equipes, equipamentos e serviços.

 

Planejamento

As seis cidades que vão receber os jogos da Copa das Confederações já realizaram encontros de planejamento operacional. Representantes de governo, do COL e especialistas de diversas áreas – energia, telecomunicações, segurança, cultura, aviação, transporte e mobilidade discutiram de forma prática o andamento dos trabalhos, definiram atitudes essenciais para a realização dos planos e alinharam as ações para o megaevento em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

O esquema operacional dos aeroportos, por exemplo, já está definido. O planejamento do setor de Aviação Civil para a competição foi anunciado em 18 de abril e inclui um plano geral, que cuida do espaço aéreo, das vagas para aeronaves e do funcionamento dos aeroportos.

Nesse contexto, foram estipulados os procedimentos para recepcionar os diferentes públicos que vão passar pelos terminais, como chefes de Estado, delegações e seleções de futebol, comissão de arbitragem e espectadores. O manual foi desenvolvido a partir dos dados coletados sobre a venda de ingressos para os jogos da competição.

 

Internet  4G

Os investimentos na melhoria da infraestrutura de comunicação estão entre as ações em curso. A tecnologia 4G já está comercialmente disponível nas seis sedes do torneio. Segundo o Ministério das Comunicações, a Telebras construiu redes que vão dar suporte à tecnologia nos seis estádios, concentrações das Seleções de futebol e centros de imprensa. Além disso, a Anatel fez acordo com as operadoras para garantir a cobertura de internet dentro das arenas.

A Infraero e as operadoras de telefonia fizeram os acertos para instalar mais antenas e ampliar a cobertura de internet 3G e 4G nos aeroportos. A previsão é que as melhorias já sejam percebidas pelos usuários durante a competição.

 

Segurança

Em dias de jogos da Copa das Confederações, todo o efetivo de segurança pública em cada cidade-sede será mobilizado, de acordo com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça.

O planejamento inclui cerca de 3 mil homens trabalhando no local das partidas e nos arredores. Eles vão atuar em áreas específicas para profissionais de segurança pública, sempre de forma integrada com os seguranças privados contratados pelo COL. O comitê estima que, em cada estádio, serão empregados cerca de 2 mil homens, entre seguranças patrimoniais e agentes que mesclam a função de vigilantes com a de orientadores de público.

Cada sede terá ainda uma força de contingência militar, para pronta-resposta em caso de incidentes. A defesa aeroespacial e marítima será reforçada e as fronteiras serão alvo de extensa operação durante o mês de maio, para coibir crimes e dar mais segurança para a Copa das Confederações.

 

Jogos

As seleções que estarão em campo reúnem nada menos que 12 títulos mundiais. São cinco do Brasil, quatro da Itália, dois do Uruguai e um da Espanha. Completam a lista de participantes México, Japão, Nigéria e Taiti. O Grupo A tem Brasil, México, Japão e Itália. No Grupo B estão Espanha, Uruguai, Nigéria e Taiti. As equipes jogam em turno único dentro da chave. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais.

 

Fonte:
Portal da Copa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital