Defesa e Segurança
Novo navio para auxiliar na extração de petróleo é destinado à Bacia de Campos
Fundo da Marinha Mercante
Mais um navio de apoio às atividades de extração de petróleo no mar foi entregue para a Petrobrás e vai operar junto às plataformas de exploração localizadas na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. O barco de apoio tipo PSV 4500, da Empresa CBO, foi fabricado com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e gerenciado pelo Ministério dos Transportes.
A embarcação, que teve 70% dos componentes de fabricação nacional, contou com um investimento total de R$ 129,2 milhões, dos quais 84% foram financiados pelo Fundo por meio do BNDES. O navio foi construído no Estaleiro Aliança, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Essa é a 18ª embarcação da CBO entregue e financiada com recursos do Fundo da Marinha Mercante. O estaleiro Aliança espera entregar mais um projeto idêntico para a empresa em abril do próximo ano, também com a utilização de recursos do Fundo.
O Navio
O CBO Arpoador tem 88,8 metros de comprimento e vai operar com uma tripulação de 14 pessoas. Como característica específica, a embarcação é um navio fluideiro, ou seja, adaptado para o transporte de fluidos especiais, utilizados nas operações de perfuração de poços de petróleo. Também conta com sistema de posicionamento dinâmico, que permite a execução de manobras delicadas próximas às plataformas de Petróleo.
Com mais essa entrega, o Fundo da Marinha Mercante atinge o total de 25 embarcações concluídas em 2013. Atualmente, há outras 152 embarcações em construção e oito obras em andamento em estaleiros.
Fundo da Marinha Mercante
O Fundo da Marinha Mercante é um fundo de natureza contábil, destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras.
O FMM é administrado pelo Ministério dos Transportes, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), tendo como agentes financeiros o BNDES, os demais bancos oficiais federais (Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia), o Banco do Brasil e, recentemente, a Caixa Econômica Federal.
O FMM, que tem como principal fonte de recursos o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), tem se constituído no alicerce central do Programa de Fomento ao Desenvolvimento da Marinha Mercante e da Indústria Naval.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














