Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2013 > 10 > Petrobras completa 60 anos com meta de dobrar produção

Infraestrutura

Petrobras completa 60 anos com meta de dobrar produção

Petrobras 60 anos

A empresa também planeja um grande salto na refinaria, com a produção de derivados, entre eles diesel, gasolina e querosene de aviação
por Portal Brasil publicado: 03/10/2013 10h28 última modificação: 30/07/2014 00h00
Divulgação Petrobras / Geraldo Falcão Só em 2013, nove plataformas, com capacidade de produção somada de 1 mi de bpd, serão entregues

Só em 2013, nove plataformas, com capacidade de produção somada de 1 mi de bpd, serão entregues

A Petrobras completa amanhã, 3 de outubro, 60 anos de história. Em ritmo acelerado, a companhia tem como meta dobrar a atual produção de petróleo até 2020, chegando a 4,2 milhões de barris por dia (bpd). Só em 2013, nove plataformas, com capacidade de produção somada de 1 milhão de bpd, serão entregues à Petrobras. A empresa tem contratadas 28 sondas de perfuração marítimas para águas ultra profundas. Esses equipamentos estão sendo, pela primeira vez, construídos no Brasil, e começam a ser entregues em 2015. Para transportar o petróleo até a costa, 49 navios de transporte foram encomendados, cinco deles já entregues.

Na área de Refino, a Petrobras também planeja um grande salto. A produção de derivados, entre eles diesel, gasolina e querosene de aviação, subirá dos atuais 2,1 milhões de barris por dia para 3 milhões bpd em 2020. A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) serão os grandes responsáveis pelo aumento. O primeiro trem da Refinaria Abreu e Lima está previsto para entrar em operação em novembro de 2014 e o segundo em maio de 2015. Já o primeiro trem do Comperj começará a operar em agosto de 2016.

No segmento de fertilizantes, a Petrobras vai quase dobrar a atual capacidade de produção de ureia, atingindo 3,5 milhões de toneladas em 2020. Para isso, duas unidades de fertilizantes, uma no Mato Grosso do Sul e outra no Espírito Santo, estão sendo construídas. Em julho deste ano, essa capacidade - que era de 1,1 milhão de tonelada/ ano - chegou a 1,8 milhão tonelada/ano com a aquisição da Fábrica de Fertilizantes do Paraná.

Para conseguir dobrar de tamanho, a companhia desenvolve tecnologia de ponta. O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), além das pesquisas em seus laboratórios, coordena 49 redes temáticas, com 88 universidades, um dos maiores modelos de colaboração entre empresas e academia no Brasil. Os temas de cada rede são relacionados às metas tecnológicas da companhia. Com a descoberta do pré-sal, a escala e a complexidade das demandas da Petrobras têm aumentado, estimulando várias empresas fornecedoras, incluindo multinacionais, a construir centros de pesquisa no Brasil, em locais próximos às instalações da companhia ou de universidades parceiras.

Campanha com filmes vai ao ar amanhã


Para celebrar a data, a Petrobras lançará a série "Origem da Inspiração", com cinco filmes em linguagem cinematográfica, de 2 minutos cada um. O primeiro filme, que vai ao ar amanhã (3) nas principais emissoras de televisão, tem como tema a história da Petrobras, a ser contada de trás para a frente: do pré-sal à campanha que ficou conhecida como "O Petróleo é Nosso". O filme é assinado pelas diretoras Paula Trabulsi e Kátia Lund.

Os outros quatro episódios, também assinados por cineastas (Juliana Rojas, Anna Azevedo, Álvaro Furloni e Aly Muritiba), contarão histórias inspiradoras de superação, paixão e obstinação de brasileiros. Os filmes serão exibidos em mais de 400 salas de cinema, com público estimado em mais de 1 milhão de pessoas, e também poderão ser vistos no site petrobras.com.br/meinspira.

Além de televisão, cinema e internet, a campanha publicitária poderá ser conferida em jornais, revistas, rádios e estações de metrô.

Crescimento de produção e reservas


Ao ser criada, em 1953, a Petrobras recebeu o acervo do Conselho Nacional de Petróleo - CNP, então responsável pela condução das atividades do setor: 2.700 barris de produção de petróleo por dia em terras da Bahia, 170 milhões de barris de petróleo em reservas, além de uma refinaria operando e outra em construção. Hoje as reservas provadas da empresa no Brasil são de 15,7 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural), além de descobertas que podem, no mínimo, dobrar esse volume nos próximos anos. A companhia tem 12 refinarias em operação no Brasil, duas em implantação e outras duas em fase de projeto.

Clique aqui para ver a Petrobras ontem e hoje

Veja na Exposição Petrobras em 60 Momentos, no site da Agência Petrobras, as imagens mais marcantes da companhia, desde a década de 50 até os dias atuais, acompanhadas de textos que contam a história da empresa.

Navegue pela Exposição Petrobras em 60 Momentos, com textos e fotos sobre os fatos mais marcantes da história da Petrobras

Veja a linha do tempo da Petrobras 

Fonte:
Agência Petrobras

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital