Infraestrutura
Prefeituras participam de evento sobre o projeto Cidades Digitais
Programa
Prefeitos e secretários dos 80 municípios escolhidos na primeira chamada do projeto Cidades Digitais participam nesta quarta-feira (30), em Brasília, de um seminário que discute a implantação e benefícios do programa.
Por meio de painéis com a participação de entidades diretamente ligadas à iniciativa, como a Telebras, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Serpro, os dirigentes podem tirar dúvidas e obter mais informações sobre as possibilidades trazidas pelas cidades digitais.
As 80 cidades estão na fase de construção da rede pelas empresas vencedoras da licitação. Esse mês, o MiniCom anunciou os 262 municípios que vão ser beneficiados na segunda chamada do projeto e também devem receber a rede de fibras, após a conclusão dos projetos executivos.
O programa tem como objetivo a construção de uma rede de fibras óticas nas cidades, além da implantação de aplicativos de governo eletrônico nas áreas de educação e saúde, financeira e tributária, e ainda a capacitação de servidores públicos e a criação de pontos abertos de acesso à internet.
A secretária de inclusão digital do MiniCom, Lygia Pupatto, explica que a principal diretriz do Cidades Digitais é a qualificação da gestão e do acesso aos serviços públicos nas cidades. “O maior objetivo do nosso projeto é melhorar a qualidade da gestão pública, melhorar a qualidade dos serviços prestados, não deixando de lado ações pontuais de acesso à internet para as cidades.”
Com o uso da rede de fibras, as cidades podem conectar postos de saúde, escolas e outros órgãos públicos e com a possibilidade de oferecer serviços diretamente pela internet, como a marcação de consultas médicas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













