Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2013 > 10 > Primeiros trilhos do VLT chegam ao Mato Grosso

Infraestrutura

Primeiros trilhos do VLT chegam ao Mato Grosso

Transporte Ferroviário

Material, denominado vignole, já está em processo de montagem. Ao todo, serão 10 km desse tipo de trilho
por Portal Brasil publicado: 18/10/2013 19h17 última modificação: 30/07/2014 00h00

O primeiro lote de trilhos do VLT de Cuiabá chegou ao Mato Grosso nesta quarta-feira (16). Ao todo, serão dez quilômetros de trilhos do tipo vignole, mais uma quantidade reserva, totalizando 592 toneladas de material.

Outras nove carretas chegarão nos próximos dias. Os trilhos foram fabricados na Espanha e serão instalados no pátio de estacionamento, de manobras e de manutenções do VLT, localizado em Várzea Grande, onde serão feitos os primeiros testes com os veículos, que chegarão em lotes, a partir de novembro.

Com a chegada dos trilhos vignole, os trabalhos para implantação na via começam imediatamente. Neste primeiro momento, cerca de 30 colaboradores trabalham no envelopamento dos trilhos, usando o material que chegou à cidade no fim de agosto, denominado de Q-track.

O Q-track reúne os equipamentos que compõem o sistema de instalação dos trilhos (cola, película de isolamento energético, borrachas de envelopamento e os pórticos de posicionamento dos trilhos). Imediatamente após a descarga do material, os trabalhadores iniciaram o processo de preparação dos trilhos, que antecedem a instalação efetiva na via.

Processo

Primeiramente é colada a película e, em seguida, são instaladas as borrachas, que têm a função de minimizar o atrito das rodas dos trens sobre o trilho, reduzindo os ruídos e vibrações. Além do envelopamento, será feita a curvatura dos trilhos, conforme a necessidade.

Parte da remessa dos trilhos vignole foi transportada para a fábrica da VAE, em São Paulo, onde serão fabricados os AMVs (Aparelho de Mudança de Via), para que os trens passem de uma linha para outra. A VAE é uma empresa contratada pelo Consórcio VLT especializada na fabricação de AMVs.

Primeiramente, os trilhos serão instalados na área que compreende o pátio de estacionamento dos trens, o que equivale a cerca de 60% dos 10 km. É nesse local que os veículos serão armazenados até que parte da via permanente esteja concluída e eles possam se movimentar, iniciando a fase de testes.

O outro tipo de trilho, o grooved, será instalado ao longo da via permanente do VLT, num trajeto de aproximadamente 22 km, o que corresponde a aproximadamente 90 km de trilhos. Eles foram fabricados na Polônia e a previsão é que eles cheguem a Cuiabá em novembro. Os trilhos grooved receberão o mesmo tratamento dos vignole antes de serem instalados na via permanente.

Centros de Manutenções e Operações     

A terraplenagem da área do Centro de Manutenções (CM) e Centro de Controle e Operações (CCO) já foi concluída, atividade que agora está sendo executada na área reservada ao Terminal de Integração de Várzea Grande.

Outras ações já executadas são referentes à limpeza, corte e aterro, além da drenagem na área, que foi direcionada para um canal existente próximo ao local. Em paralelo, seguem as escavações e a compactação do solo.

Atualmente, a equipe de engenharia de produção trabalha na preparação das bases para o assentamento dos trilhos e colocação de dutos para instalação do sistema elétrico e de telecomunicações, que também faz parte da via permanente. Com essa estrutura pronta, a próxima etapa é a instalação dos trilhos.

O Centro de Manutenções será o local para reparos, ajustes e outras atividades referentes ao bom estado e funcionamento dos veículos. Próximo a ele será construído o pátio de estacionamento dos VLTs.

Já o CCO concentrará todo o funcionamento do VLT, onde serão instalados modernos equipamentos que vão monitorar horário de chegada e partida dos trens, parada nas estações, velocidade, fluxo de passageiros, etc. Será desse local que os controladores se comunicarão com os condutores dos trens, com as estações e terminais.

Composições

De acordo com o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, a primeira composição do VLT já está no Porto de Santos, em São Paulo, e deve partir rumo a Cuiabá na próxima semana. A expectativa é que o veículo chegue ao pátio de manutenção, em Várzea Grande, até novembro.

Fonte:

Consórcio VLT/ Secopa/ MT

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital