Infraestrutura
União e Campos oficializam municipalização de aeroporto
Aeroportos
O governo brasileiro repassou nesta sexta-feira (11) pela primeira vez a um município, um aeroporto que estava em mãos da Infraero, processo que se deu com a assinatura de “convênio de delegação” entre o ministro Moreira Franco e a prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho.
“O nosso trabalho na área de infraestrutura é atualizar os aeroportos, trazê-los para o século 21. Queremos que os passageiros sejam tratados como clientes, com direito de receber serviços de qualidade tanto nos aeroportos como nas companhias aéreas”, declarou o ministro, titular da Secretaria de Aviação Civil (SAC), durante a oficialização da cessão, realizada no teatro Trianon da cidade fluminense.
O Executivo federal decidiu pela transferência porque concluiu que o aeroporto “Bartolomeu Lisandro” é estratégico para o desenvolvimento do norte fluminense e por isso necessita de uma atenção mais detalhada, situação que Campos dos Goytacazes tem mais condições de atender em comparação à estatal.
“Isto não seria possível sem a determinação da presidenta da República Dilma Rousseff e também da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Devemos agradecer a todas elas”, destacou o deputado federal, Anthony Garotinho (PR-RJ).A prefeitura de Campos, segundo o representante do PR, estabelecerá que a empresa vencedora da disputa transforme o aeródromo num aeroshopping, com lojas para oferta de produtos e serviços.
E acrescentou haver condições para que a estação seja também um “polo offshore”, o que significa que poderia passar a receber o fluxo de helicópteros que voam para as plataformas de extração de petróleo, tráfego sobrecarregado em outros terminais da região, segundo especialistas do setor.
De acordo com a prefeita da cidade, os funcionários da estatal serão absorvidos pelo concessionário uma vez que a licitação seguirá o modelo aplicado a outros aeroportos que mantiveram a exigência de aproveitamento da mão de obra atuante no aeródromo. Atualmente, o terminal de Campos opera quatro vôos diários da Azul/Trip entre 6h e 23h, nas rotas Rio/Campos e Campos/Rio.
Segundo a Infraero, entre janeiro e agosto últimos passaram por lá 86.145 passageiros e pousaram 12.851 aeronaves, contra 37.465 e 6.791, respectivamente, no mesmo período de 2012.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













