Infraestrutura
Entregas de máquinas priorizam a recuperação hídrica
Nordeste
Mais 134 gestores municipais do Nordeste brasileiro assinaram, nesta sexta-feira (29), os termos de doação que oficializam o recebimento de máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com foco na readequação do abastecimento de água e na estruturação das estradas vicinais, o governo federal efetivou a distribuição de 167 veículos – sendo 92 caminhões-pipa, 65 caminhões-caçamba e dez motoniveladoras. As entregas beneficiaram municípios do Ceará, Maranhão e Piauí.
No Ceará, a cerimônia de doação ocorreu na capital Fortaleza e incluiu a entrega de 40 caminhões-caçamba e 50 caminhões-pipa para 57 municípios atingidos pela forte seca que atinge o estado. Com investimento superior a R$ 22 milhões, os veículos doados atenderão cerca de 800 mil pessoas que vivem no meio rural e, aproximadamente, 130 mil famílias de agricultores familiares. “Os caminhões doados vão trabalhar com o aprofundamento e limpeza de açudes, melhoramento de barragem, abertura de cacimbas, de espaços para colocar cisternas de polietileno e, ainda, das adutoras”, explicou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, Francisco Sombra Oliveira.
Outros 42 caminhões-pipa e mais dez motoniveladoras foram encaminhadas para 52 municípios do Piauí. A solenidade de doação foi realizada em Teresina e marcou a doação de 75% das 1.068 máquinas previstas para o estado. “Continuamos com seca, não tem chovido. Então é uma necessidade ter estes equipamentos, como o caminhão cisterna e a motoniveladora. Não sabemos como estariam os municípios sem a ação do PAC”, pontuou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, Pedro Calixto.
Já o Maranhão, teve 25 municípios atendidos pelo PAC, nesta sexta-feira (29). Eles comemoraram a primeira entrega de caminhões-caçamba “O governo federal tem desempenhado um importante papel aqui no estado e essas caçambas vão chegar a mais de 200 municípios. O PAC Equipamentos vem para contribuir na manutenção das estradas vicinais, solucionando essa demanda histórica, para o deslocamento dos agricultores até a cidade”, observou o delegado federal do MDA no estado, Ney Jefferson Teixeira. O evento, que consolidou a distribuição dos veículos, ocorreu em São Luís. Mais de 446 mil pessoas do meio rural devem ser beneficiadas com a ação.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













