Infraestrutura
Governo apresenta medidas para atender aumento de passageiros
Aeroportos
Um conjunto de medidas para evitar eventuais transtornos aos passageiros nos aeroportos durante o fim de ano – período em que projeções indicam que a demanda de 2013 superará a de 2012 em quase 200 mil pessoas– foi anunciado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).
"Um dos nossos objetivos é evitar os atrasos nos voos. O passageiro é sempre a prioridade", explicou o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco, ao anunciar o pacote de diretrizes a serem seguidas pelas companhias aéreas, Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) e administrações dos aeroportos.
Dados da Anac mostram que em dezembro ano passado o número de viajantes nos aeroportos foi de 16,4 milhões. Cálculos do órgão apontam que este mês chegará a 16,6 milhões, um crescimento de aproximadamente 1% no comparativo entre os dois períodos.
Entre as ações previstas estão o aumento de funcionários e de aviões reserva, assim como outras providências para garantir mais conforto aos usuários, como a maior oferta de tomadas para carregar tablets, celulares e notebooks, a ampliação das vagas de estacionamento nos terminais aéreos, e mais esteiras para agilizar e facilitar a entrega de bagagens.
“Embora os aeroportos fiquem mais cheios nessa época, queremos garantir a adequada prestação do serviço de transporte aéreo ao usuário, como vem ocorrendo nos últimos anos”, sublinhou o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys.
Nesse sentido, a agência incrementará em 300 a quantidade de servidores que a representarão na fiscalização dos aeródromos, onde também ajudarão a orientar o s usuários, e nos aeroportos. Naqueles que funcionam 24 horas, como Brasília, Guarulhos e Galeão, a Anac também estará presente o tempo todo.
As medidas, que foram decididas na quinta-feira em reunião realizada com a participação da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), gestores aeroportuários e transportadores aéreos, podem ser conhecidas nos links 1 e 2.
A Conaero, que congrega órgãos do poder público e da iniciativa privada, é responsável por supervisionar a organização e coordenação das atividades dos aeroportos.
Fazem parte dela a Casa Civil, SAC, a Anac, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica (Infraero) e os ministérios da Agricultura, Defesa, Fazenda (Receita Federal), Justiça (Polícia Federal), Planejamento e Saúde.
Fonte:
Secretaria de Aviação Civil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













