Infraestrutura
'Integração' participa de evento sobre Arranjos Produtivos Locais
Políticas públicas
O Ministério da Integração Nacional (MI) participa até 5 de dezembro da 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Com o tema voltado para a geração de políticas e sustentabilidade das APLs, a ação reúne diversos parceiros com o objetivo de promover a troca de experiências e impulsionar o desenvolvimento local e regional. As inscrições podem ser feitas pelo Observatório Brasileiro de APLs.
O coordenador geral de programas sub-regionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI, Marcos Sant’Ana, explica que a ideia é criar uma conectividade entre as ações públicas e privadas e que a parceria é de fundamental importância para o desenvolvimento das regiões atendidas.
“O objetivo da Conferência é identificar possibilidades de parcerias e garantir sinergia na atuação das ações, seja no âmbito público ou privado. O governo trabalha para alcançar o desenvolvimento das regiões menos favorecidas, unir forças é a melhor forma de potencializar o trabalho já executado”, afirma o coordenador.
Os Arranjos Produtivos Locais caracterizam-se por um aglomerado de empreendimentos que atuam em torno de uma mesma atividade produtiva e que compartilham mecanismos de governança. “A principal característica dos APLs é justamente a colaboração e especialização entre os atores das cadeias produtivas.
O mecanismo contribui para geração de emprego e renda. Além de reduzir as desigualdades sociais e regionais, também é responsável pela estruturação do setor nas áreas menos desenvolvidas”, revela Sant’Ana.
A conferência é organizada a cada dois anos pelo Grupo de Trabalho Permanente em Arranjos Produtivos Locais (GTP-APL), formado por 40 instituições públicas e privadas e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Durante o evento, estão previstos painéis, mesas redondas, apresentações de experiências locais e mostra de produtos. A expectativa é reunir aproximadamente 800 participantes, entre elas autoridades governamentais, empresários e representantes de instituições financeiras.
Durante a Conferência, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vão apresentar resultados do programa Rotas de Integração Nacional. “Vamos reunir vários produtores apoiados pelo Projeto, para expor seus produtos e mostrar o resultado do trabalho de apoio aos arranjos produtivos locais”, conta Marcos Sant’Ana.
Núcleos Estaduais
Paralelo à Conferência, a Secretaria de Desenvolvimento Regional também irá representar o Ministério no II Encontro dos Núcleos Estaduais de Arranjos Produtivos Locais. O evento, que reúne mais cinco pastas ministeriais, Saúde (MS); Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Cultura (Minc) e Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), deve debater sobre o trabalho feito junto às cadeias produtivas regionais e traçar novas ações para 2014.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















