Infraestrutura
‘Comunicações’ fecha parcerias para inclusão digital em capitais
Jovens carentes
O Ministério das Comunicações firmou novas parcerias que vão garantir o funcionamento de cinco Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Os centros fazem parte do projeto Computadores para Inclusão, que promove a inclusão digital e a formação de jovens de baixa renda com oferta de oficinas, cursos e outras atividades. Os convênios firmados são para CRCs com sede em Brasília, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e João Pessoa.
O coordenador-geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do ministério, Diego Aguilera, diz que dois desses convênios fazem parte de um novo modelo e foram firmados com as prefeituras de Curitiba e João Pessoa. “A intenção é que esse tipo de parceria aumente futuramente”, reforça. Nas duas capitais, serão instalados Centros Municipais de Recondicionamento de Computadores.
Os outros três centros beneficiados já existiam e tiveram os convênios renovados. Para dar continuidade ao projeto, foram selecionadas a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (Afago), que fica na cidade-satélite do Gama (DF), e a União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE), em Recife (PE).
Também foi renovado o convênio para manter com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), que mantém um CRC desde 2012.
As parcerias terão vigência até dezembro de 2015 e a previsão é de que 2,5 mil jovens de baixa renda sejam formados em cursos profissionalizantes e de ressocialização durante a vigência das parcerias.
Com os cursos e oficinas oferecidos, mais de 2 mil computadores devem ser recondicionados e distribuídos gratuitamente para bibliotecas, prefeituras, telecentros e escolas. Os cinco convênios totalizam um investimento de R$ 3,2 milhões do MiniCom.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















