Infraestrutura
Infraero inaugura sistema com tecnologia nacional em Palmas
Acessibilidade
Numa cerimônia com a presença das deputadas federais Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), ambas cadeirantes e ativistas dos direitos humanos, a Infraero colocou em operação no Aeroporto de Palmas/Brigadeiro Lysias de Oliveira (TO), o sistema ELO, uma plataforma de embarque climatizada que oferece 100% de acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência, além de propiciar aos passageiros maior conforto e segurança. A plataforma é feita sob medida para terminais com um só pavimento e foi desenvolvida numa parceria da própria Infraero com a Ortobrás.
O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, disse que é determinação da presidenta Dilma Rousseff o investimento na melhoria dos serviços para todos os usuários da aviação. "O governo está empenhado em garantir acesso seguro e igual para todos os brasileiros", discursou.
Rosinha da Adefal se disse emocionada com a entrada em funcionamento do sistema ELO. O voo em que ela e a deputada Mara Gabrilli vieram de Brasília atrasou em uma hora por que nem o aeroporto nem a companhia aérea tinham equipamentos de acessibilidade no embarque. Ao chegarem a Palmas, no entanto, puderam desembarcar sem qualquer constrangimento -- o sistema contém um elevador na ponte de desembarque.
O Aeroporto de Palmas recebeu três equipamentos, com investimento de R$ 1,8 milhão em cada. Além das deputadas e do ministro, a inauguração do sistema ELO contou com a presença do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e do governador José Wilson Siqueira Campos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















