Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 03 > No Ceará, Dilma fala sobre obras hídricas e abastecimento de água

Infraestrutura

No Ceará, Dilma fala sobre obras hídricas e abastecimento de água

Abastecimento

“Eixão das Águas é uma das obras mais importantes do Brasil”, disse a presidenta a rádios locais
por Portal Brasil publicado: 19/03/2014 15h49 última modificação: 30/07/2014 03h07

A presidenta Dilma Rousseff deu entrevistas no começo da tarde desta quarta-feira (19) para rádios do Ceará. Falou sobre a inauguração do Eixão das Águas, doações de equipamentos para municípios com menos de 50 mil habitantes, auxílio a produtores rurais por meio do crédito rural e cisternas de abastecimentos de água. Para Dilma, o Eixão das Águas é uma das obras mais importantes do Brasil e mostra a determinação do governo do Ceará em conquistar segurança hídrica para a população de todo o estado.

“Em parceria conosco, o governador Cid definiu que a questão da segurança hídrica da população cearense seria prioritária e o Eixão beneficia 4,2 milhões de cearenses. Eixão das Águas que a gente admira, abastecendo todo o porto, e por isso esse abastecimento permite que tenhamos condições de desenvolver atividades de refinaria a todos as indústrias. O Eixão tem essa característica não é possível produzir sem água. Temos um programa físico de 33 bi, tenho visto várias obras, e do ponto de vista da segurança o estado, as principais obras eu vejo no Eixão e o cinturão das águas uma forma de distribuição por todas as regiões que necessitam de água no Ceará”, destacou.

Dilma destacou um conjunto de obras contra as secas no estado. “A população do semiárido brasileiro é uma das que mais sofre e por isso tivemos uma série de iniciativas pontuais, emergenciais que permitiram que a população passasse com mais tranquilidade. Algumas das iniciativas instalamos aqui no Ceará, essa é uma muito importante, são 127,5 mil cisternas para armazenar água pra o consumo humano, e 7,9 mil pra produção”, destacou a presidenta.  

“Além disso, famílias de agricultores, que perderam sua produção e renda não tem acesso, e reforço, porque está falando água. Temos o hábito de pagar o Seguro Garantia Safra. Estendemos o período do seguro, garantimos que enquanto houver ser seca, pagamos o seguro pra 336 mil agricultores. Ele recebe em média 180 reais, mas pode receber também bolsa família. E para aqueles que não têm Garantia Safra, pagamos bolsa estiagem pra 159 mil agricultores. Aquele que perdeu, de qualquer elemento, pra garantir alimentação da criação, seu boizinho, cabra, bode, colocamos 182 mil toneladas de milho a preço subsidiado de 18 reais pra permitir que houvesse mitigação da perda dos animais”, afirmou a presidenta. 

Dilma disse ainda que para aqueles que puderem continuar fazendo pequenos negócios, foi ofertado apoio de 83 mil operações de crédito. “Significa que colocamos soluções para esses pequenos agricultores. Então fizemos uma linha de crédito para suportar esse período. E também entregamos para 179 municípios do semiárido, um caminhão caçamba, pipa, pá carregadeira, retroescavadeira e motoniveladora, são 5 máquinas. Esse kit custaria 1,5 milhões no mercado e para todos os municípios até 50 mil habitantes ou da região da Sudene, nós doamos esses equipamentos para que pudessem cuidar da estrada vicinal, fazer barragens”, reforçou. 

Eixão como obra estruturante

“Aqui hoje estamos fazendo uma das obras estruturantes para segurança hídrica do Ceará. É a que não aparece, porque ninguém fica passando nos 256 quilômetros e olhando a água correr. Fui lá, fiquei impressionada. Essa obra que ninguém vê, é a obra cujos resultados a gente vê todos os dias, quando abre a torneira e toma um copo d’água. Mas é também todo o sentido de garantir o elemento fundamental para vida e atividade humana, aí incluída a produção agrícola, industrial e de infraestrutura."

Garantia por 30 anos 

“Aqui, nessa região onde vivem, estão concentradas a maior população urbana do estado, e isso é algo estratégico para o estado do Ceará. Por isso, fico orgulhosa e quero enfatizar porque quero deixar claro a avaliação do governo federal sobre essas obras e a qualidade da parceria que construímos aqui com o governo do Ceará”, enalteceu.

Fonte: 

Portal Brasil

 

 

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital