Infraestrutura
Protótipo do VLT é exposto à população do Rio de Janeiro
Mobilidade urbana
A prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, expôs o protótipo do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), projeto que promete integrar os meios de transporte da cidade durante os Jogos Olímpicos de 2016 e ficar como parte fundamental do legado do evento.
O VLT terá 28km de extensão, 46 estações e seis linhas que vão circular no centro do Rio de Janeiro e na região portuária. O meio de transporte vai ser integrado com aeroporto, metrô, trens, ônibus, teleférico e com o BRT.
“De todas as intervenções de infraestrutura que estão sendo feitas, a mais importante é essa, que é a recuperação do Centro do Rio e da Zona Portuária. O VLT é uma espécie de resumo de tudo aquilo que tem que ser feito no campo da mobilidade, que é uma mobilidade que não interessa só à cidade, mas também à Região Metropolitana. A principal função dele é integrar todos os transportes que chegam ao Centro. O ideal é que você tenha um meio de locomoção dentro do Centro que não seja automóvel e que não seja ônibus”, ressaltou Paes.
A premissa do VLT é de unir o charme dos antigos bondes com o que há de mais moderno e sustentável em termos de tecnologia. O meio de transporte será capaz de levar 285 mil pessoas diariamente de maneira totalmente sustentável, movido por energia elétrica por meio dos trilhos. O abastecimento será feito por uma combinação de um supercapacitor e o sistema de alimentação pelo solo, uma espécie de terceiro trilho já implantado em diversas cidades da Europa.
“O VLT carioca é um dos mais modernos do mundo em termos de tecnologia ferroviária. Ele vai resgatar toda a beleza do antigo bonde. Serão 32 veículos que circularão no Centro e na Região Portuária com capacidade de 415 pessoas por veículo”, destacou Cláudio Andrade, presidente do consórcio do VLT.
A previsão da Prefeitura é de que as obras sejam concluídas no fim de 2015 e que o VLT entre em funcionamento em 2016, 24h por dia. O protótipo apresentado por Eduardo Paes na quinta-feira ficará exposto diariamente, das 9h às 20h, no espaço que fica entre os galpões ferroviários da Gamboa, na região portuária, próximo ao Túnel Ferroviário do Morro da Providência.
Fonte:
Brasil 2016
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













