Infraestrutura
Segunda ponte do rio Guaíba será concluída no ano de 2017
PAC
As obras para a construção da segunda ponte sobre o rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), devem ser concluídas em um prazo de três anos. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, na manhã desta quinta-feira (27), a rádios gaúchas.
A edição de hoje do Diário Oficial da União traz o resultado da licitação que definiu a empresa que seria responsável pela concepção do projeto e execução da obra. O consórcio Ponte do Rio Guaíba, formado pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S/A e EGT Engenharia, foi anunciado como o vencedor do processo.
“As obras para a construção da ponte vão começar imediatamente. A estimativa é que em torno de 50 mil veículos vão utilizar diariamente a ponte, que terá mais de sete quilômetros de extensão”, disse a presidenta na entrevista às rádios gaúchas.
A licitação foi realizada por Regime Diferenciado de Licitação (RDC) que permite que o processo seja realizado em tempo inferior a menor custo. O consórcio vencedor apresentou a proposta mais vantajosa, pelo valor de R$ 649.622.699,00, valor 26,28% abaixo do orçado, resultando numa economia de R$ 231.582.737,22 para os cofres públicos.
Em março de 2013 a ministra do Planejamento visitou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Rio Grande do Sul. Na ocasião, ela vistoriou a BR-448, obra inaugurada em dezembro de 2013, e também falou sobre a licitação da Ponte do Rio Guaíba.
Fonte:
Programa de Aceleração de Crescimento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













