Infraestrutura
Dilma entrega moradias a 3 mil pessoas na Baixada Fluminense
Minha Casa Minha Vida
A presidenta da República, Dilma Rousseff, concluiu sua passagem pela cidade de São Gonçalo (RJ) nesta terça-feira (15) com a entrega de 720 unidades habitacionais do residencial Vista Alegre I e II, localizados no bairro Mundel. Dilma destacou os esforços governamentais para reduzir o déficit habitacional no País, principalmente, entre as famílias com menor poder de consumo.
“O governo tira do dinheiro arrecadado dos impostos a diferença para que as pessoas possam pagar essa casa. Pagamos entre 90 a 95% da casa. Até o salário de 1600 reais”, declarou em discurso.
"Então, pagamos o quê? De 90% a 95%. Quanto menos salário, mais perto de 95%. Por que isso? Porque não fechava a equação. Segundo, direito das pessoas ter casa. Terceiro, o governo arrecada impostos, onde tem de colocar esse dinheiro? Naquilo que beneficia mais as pessoas, e duvido que tem uma coisa que beneficia tanto como a casa", completou a presidenta.
Os dois empreendimentos, previstos pelo Minha Casa Minha Vida (MCMV), abrigam apartamentos com um ou dois quartos adaptados para uso por pessoas com deficiência e tiveram um custo de construção avaliado em R$ 45 milhões.
Sobre o programa habitacional, a presidenta resgatou a trajetória do MCMV e a evolução no número de moradias entregues: “Começamos com 1 milhão; depois, mais 2,750 milhões. Até o fim do ano, chegaremos aos 3,750 milhões de casas”. No estado do Rio de Janeiro, o Minha Casa Minha Vida respondeu pela construção de 61,4 mil novas unidades habitacionais e soma outras 132,3 mil unidades contratadas.
As famílias atendidas pelas unidades do MCMV terão acesso ao cartão Minha Casa Melhor, cujo objetivo é proporcionar um valor de até R$ 5 mil, em crédito, para aquisição de móveis, eletrodomésticos, computadores e tablets. A região dos empreendimentos receberá investimentos para urbanização, drenagem e saneamento, além de novas opções de mobilidade urbana.
Pronatec
A presidenta participou, mais cedo, da formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Rio de Janeiro, onde reforçou a importância de um ensino de qualidade no Brasil: "Não somos um país qualquer, precisamos cada vez mais dos nossos trabalhadores serem qualificados. São 200 milhões de brasileiros que terão de ser técnicos qualificados, profissionais capacitados. Sejam aqueles que fizeram curso técnico, sejam os universitários, cientistas, quem seja. A educação dos nossos jovens é condição para o Brasil ser um País desenvolvido”, declarou.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













