Infraestrutura
Eletrosul busca parceiros para projeto piloto envolvendo resíduos sólidos
Setor energético
Empresas interessadas no desenvolvimento científico e tecnológico de resíduos sólidos urbanos com fins energéticos podem se cadastrar junto à Eletrosul, a partir desta semana, até o dia 23 de maio. A estatal manterá aberta a chamada pública, que visa constituir parcerias para estudos e implantação de uma usina piloto de 1 megawatt (MW) de capacidade instalada, no Rio Grande do Sul.
O projeto conceitual da Pequena Central Termelétrica Seberi já foi elaborado, em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), do Rio Grande do Sul, e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (LACAUTets). A planta deverá utilizar o processo de gaseificação para tratamento dos resíduos, desenvolvido pela UFPR/LACAUTets. Esse método evita a formação de gases tóxicos e poluentes e permite melhor aproveitamento térmico para geração de energia elétrica.
Seberi é o município ao Norte do Rio Grande do Sul onde a usina piloto deverá ser instalada. A região, considerada exemplo nacional em reciclagem, reúne 52 cidades consorciadas para a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Os rejeitos provenientes do processamento realizado pelos consórcios abastecerão a Pequena Central Termelétrica.
Serviço
O edital da chamada pública e o formulário para cadastramento das empresas estão disponíveis no site da Eletrosul. As manifestações de interesse poderão ser postadas nas agências dos Correios até o dia 23 de maio ou entregues até as 17 horas dessa mesma data, no protocolo da Eletrosul (Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999, Pantanal, Florianópolis, Santa Catarina, CEP: 88040-901), aos cuidados da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento – APD. Informações adicionais poderão ser solicitadas por e-mail.
Fonte:
Centrais Elétricas S.A.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













