Infraestrutura
Programa de inclusão digital capacita servidores de 80 cidades
Pronatec
Servidores dos 80 cidades que integram o projeto piloto do programa Cidades Digitais estão sendo submetidos a cursos de capacitação. Durante duas semanas, eles receberão orientações sobre gestão de projetos, governança em tecnologia da informação, gestão de serviços de Tecnologia de Infração (T.I.) e também gestão de redes.
Três turmas de formação já foram concluídas e garantiram a capacitação de 46 servidores de 23 cidades do Paraná, Bahia, Ceará e São Paulo. Outros 199 profissionais ainda vão ser capacitados. As aulas acontecem em seis polos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que é parceira do Ministério d as Comunicações nesse processo.
De acordo com o coordenador geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, Diego Aguilera, a avaliação desse processo formativo tem sido bem positiva. “A ideia é capacitar os servidores para fazer o bom uso dessas tecnologias e otimizar os recursos investidos em tecnologia da informação nesses municípios”, explica.
Cidades Digitais - O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento de cidades brasileiras por meio da tecnologia. Para o projeto piloto, R$ 500 mil estão sendo investidos em equipamentos e rede de fibra ótica para fazer chegar internet de alta velocidade em 80 cidades de pequeno e médio porte do Brasil. Até o momento, esse processo de implantação da infraestrutura foi concluídos em 10 cidades.
Pronatec Comunicações - Além de formar servidores municipais, o projeto atua na profissionalização da população desses municípios, por meio do Pronatec Comunicações. Cursos como Agente de Inclusão Digital, Programados de Sistemas e de Dispositivos Móveis estão sendo oferecidos gratuitamente em 11 municípios. Outras 19 localidades que integram o projeto piloto ainda devem receber essa iniciativa.
Fonte:
Ministério das Comunicações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













