Infraestrutura
Recife define últimas ações para receber Copa do Mundo
Copa 2014
A cidade de Recife tem detalhados os planos operacionais para a Copa do Mundo de 2014. O objetivo da série de encontros de trabalho é integrar as operações dos governos federal, estadual e municipal, além do Comitê Organizador Local (COL) e parceiros privados. Como a cidade já recebeu três jogos da Copa das Confederações em junho de 2013 e passou por grandes testes, o foco principal é o aprimoramento da área de transportes e mobilidade urbana.
“Existe uma tranquilidade em relação à Copa do Mundo. A participação na Copa das Confederações foi muito importante para termos esse momento atual, mais tranquilo”, afirma Gilberto Pimentel, secretário-executivo de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Estado (Secopa-PE). “Nosso grande esforço é para entregar não só a Arena Pernambuco à Fifa no dia 22 de maio, mas também todas as obras de mobilidade que convergem para os pontos oficiais do evento”, acrescentou Pimentel.
As intervenções na infraestrutura de mobilidade urbana estão na reta final. Seis obras devem estar operacionais até maio: Corredor Norte/Sul, Corredor Leste/Oeste, Terminal Integrado Cosme e Damião, Via Mangue, Ramal Cidade da Copa (trecho externo) e a Passarela do Aeroporto.
Das 19 intervenções do estado na infraestrutura para receber a Copa do Mundo, 13 foram entregues entre 2011 e outubro de 2013: Conectores do Aeroporto; TI Aeroporto; Viaduto da Panordestina; Estrada da Batalha; Duplicação da BR-408 (Lote 2); Viaduto Bultrins Leste; Acesso à Arena Pernambuco (viadutos da BR-408); Aquisição de seis novos trens para o metrô; Terminal Integrado do TIP; Estação Cosme e Damião do metrô; trecho interno do Ramal da Copa; Viaduto de Ouro Preto e Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife. No total, os investimentos chegam a R$ 1,5 bilhão.
Reunião
O objetivo das reuniões de Planos Operacionais é debater e detalhar as ações necessárias para a execução dos planos, possibilitando maior integração e alinhamento entre as equipes técnicas. Durante o encontro, são discutidas as medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento
“Aqui em Pernambuco estamos construindo essa reunião em cima do sucesso da Copa das Confederações. Estamos examinando cada detalhe da operação da Copa do Mundo, sabendo que há novos desafios. A presença de turistas estrangeiros em Recife durante a Copa do Mundo vai ser muito maior do que foi na competição de 2013”, afirmou o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, pouco antes da abertura do encontro, que está sendo realizado no Mar Hotel, em Recife.
Depois de Brasília (1º.04), Belo Horizonte (02.04), Rio de Janeiro (03.04), Fortaleza (08.04) e Recife (09.04), será a vez de Salvador receber o encontro (10.04). A primeira rodada de reuniões de 2014 para elaboração conjunta dos planos de ação foi realizada em Natal (30.01), São Paulo (04.02), Curitiba (05.02), Porto Alegre (06.02), Cuiabá (11.02) e Manaus (12.02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações será realizada em abril e maio.
Jogos em Recife
A capital de Pernambuco receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. No dia 14 de junho, enfrentam-se Costa do Marfim e Japão. No dia 20 de junho, Itália e Costa Rica entram em campo. A terceira partida será válida pelo Grupo A, o do Brasil, e reunirá Croácia x México no dia 23 de junho. Ainda pela primeira fase, a Alemanha, cabeça de chave do Grupo G, jogará contra os Estados Unidos, no dia 26 de junho.
O duelo das oitavas de final do Mundial que será disputada em Recife vai opor o primeiro colocado do Grupo D (Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália) e o segundo lugar da Chave C (Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão). O jogo está marcado para 29 de junho.
Fonte:
Portal 2014
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













