Infraestrutura
SAC entrega aeroporto de Porto Murtinho (MS) à prefeitura
Aviação Civil
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) entregou hoje a administração do aeroporto de Porto Murtinho (MS) à prefeitura do município. A assinatura da outorga foi feita no gabinete do ministro Moreira Franco, em Brasília, com a presença do prefeito da cidade, Heitor Miranda dos Santos, do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do deputado estadual Paulo Corrêa (PR-MS).
O aeroporto está asfaltado e iluminado, mas ainda falta um terminal de passageiros e um local para abastecimento. Para o prefeito, a ampliação e reforma do aeródromo representará muito para o município e para as atividades econômicas da região.
“Além disso, também vamos alavancar o turismo, já que ficamos numa localização privilegiada, a 400 km de Assunção, 200 km de Bonito e a 900 km do deserto do Atacama. Sem falar na facilidade que teremos em relação à Zona Franca de Iquique, no Chile, considerada a maior e mais importante da América do Sul”, completa Heitor Santos.
O ministro da Aviação Civil recomendou, ao governo local e estadual, buscar empresários que possam assumir a administração, o que seria feito em forma de concessão. “A prefeitura, com orçamento de R$ 40 milhões, não tem condições (de administrar o aeroporto). O ideal seria articular um grupo econômico privado que visse estímulo neste negócio”, orientou Moreira Franco.
Paraguai
O senador Delcídio do Amaral, além de elogiar a atuação do ministro à frente da SAC, afirmou que buscarão investidores, assim como farão negociações com o governo do Paraguai, país limítrofe, com o objetivo de transformar o aeroporto de Porto Murtinho em um aeródromo para o Mercosul.
“A partir do momento em que o ministro nos orientou a fazer isso, vamos correr atrás. Inclusive no sentido de estreitar relações com o governo paraguaio”, disse o senador sul-mato-grossense, completando, ainda, que uma reunião com o presidente do país vizinho já está marcada.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













