Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 04 > São Paulo sedia evento sobre governança na internet

Cidadania e Justiça

São Paulo sedia evento sobre governança na internet

Telecomunicações

Netmundial debaterá tema da governança com intuito de tornar rede virtual mais democrática e multissetorial
por Portal Brasil publicado: 16/04/2014 18h49 última modificação: 30/07/2014 03h04

A cidade de São Paulo vai sediar entre os dias 23 e 24 de abril o evento NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet. O objetivo é discutir e elaborar princípios de governança da internet de modo que a gestão da web seja mais democrática e multissetorial.

"Temos uma expectativa muito grande sobre o encontro. Defendemos que o debate seja plural, heterogêneo e bastante diversificando", afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (que é o presidente do Comitê Multissetorial de Alto Nível do encontro), durante entrevista coletiva concedida a correspondentes estrangeiros nesta segunda-feira, em Brasília.

No entanto, Bernardo assegura que princípios como o da livre internet e o do direito à livre expressão e liberdade de pensamentos vão nortear todas as discussões, além da questão da neutralidade da rede – que garante tratamento isonômico a diferentes conteúdos que possam trafegar pela rede mundial de computadores. "Estes são os princípios gerais do que pretendemos discutir. Queremos nos afastar o máximo possível de qualquer ideia que remeta a censura, cerceamentos ou restrições", defendeu Bernardo.

De acordo com o ministro das Comunicações, a organização do evento já recebeu mais de 180 contribuições para o debate, vindas de diversas partes do mundo. Durante o encontro, também serão realizados fóruns paralelos para ajudar na pluralidade das discussões do novo modelo de governança para a internet.

Modelo multissetorial
Uma das principais propostas é ampliar o escopo de agentes que atuam na organização da internet – atualmente a cargo de uma entidade que tem ligação com o governo dos Estados Unidos. "Propomos um modelo com participação dos governos, da academia, da comunidade técnica e da sociedade civil como um todo. É um modelo democrático e participativo. E temos recebido apoio de vários países nessa visão", destaca o ministro Paulo Bernardo.

Desenvolvimento econômico
Outra vantagem da descentralização da gestão da internet, na visão de Bernardo, é possibilitar o desenvolvimento econômico e social de países hoje mais carentes de acesso à rede. "Achamos que a web tem que ser mais bem distribuída. Ela tem que ajudar no crescimento dos países, principalmente na América Latina, na África e na Ásia", afirmou.

Parte dessa estratégia de descentralização seria a instalação de centros de dados em países localizados no hemisfério sul – atualmente, todos os datacenters estão localizados no hemisfério norte.

Comitês
O Comitê Multissetorial de Alto Nível é composto por representantes de nível ministerial de 12 países, (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Gana, Índia, Indonésia, Tunísia e Turquia) mais 12 membros da comunidade multissetorial internacional. Este comitê conta ainda com representantes da União Internacional de Telecomunicações e do Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, e representação da Comissão Europeia. Sua responsabilidade é supervisionar a estratégia global do evento e de promover o envolvimento da comunidade internacional em torno dos temas que serão discutidos na reunião.

O Comitê Multissetorial Executivo é responsável pela agenda da reunião, seu formato, convite a participantes e por gerenciar as Contribuições de Conteúdo recebidas, assegurando a participação equilibrada da comunidade global. Esse comitê conta com nove membros internacionais, incluindo representantes das comunidades técnica, civil e acadêmica, setor privado e do departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.

O Comitê de Logística e Organização e o Conselho de Assessores Governamentais completam a organização do evento.

NET Mundial
A reunião acontece nos dias 23 e 24 de abril de 2014, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, e será transmitida ao vivo, além de permitir formas de participação remota. Mais informações podem ser obtidas pela internet.

Fonte:
Ministério das Comunicações

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital