Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 04 > Seminário nacional vai discutir crédito fundiário no Brasil

Infraestrutura

Seminário nacional vai discutir crédito fundiário no Brasil

Agricultura

Programa de Crédito Fundiário atende agricultores familiares sem terra ou com pouca terra e já beneficiou mais de 138 mil famílias
por Portal Brasil publicado: 08/04/2014 18h54 última modificação: 30/07/2014 03h03

Durante três dias, gestores públicos, beneficiários e representantes dos movimentos sociais de trabalhadores rurais e da agricultura familiar, das entidades de assistência técnica e agentes financeiros vão fazer um balanço das novas contratações, das renegociações, além de elaborar o Plano Operativo Anual brasileiro (POA/Brasil) para o PNCF em 2014. O debate ocorre, a partir desta quarta-feira (9), em Pirenópolis, Goiás, durante o VII Seminário Nacional do Programa de Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

A expectativa do secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, é a de que o seminário contribua para o aprimoramento do programa nas unidades da Federação. “Essa é sempre uma grande oportunidade para que possamos, juntamente com diversos atores que trabalham na execução do programa nos estados e com os beneficiários, buscar soluções e estratégias para melhorar o programa e o desempenho de toda a rede de parceiros que atuam com o PNCF”, comenta Almeida.

O evento terá também caráter comemorativo, já que o PNCF completou 10 anos em 2013. Criado pelo MDA, o programa de Crédito Fundiário é uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação. O PNCF atende agricultores familiares sem terra ou com pouca terra, principalmente jovens rurais. Desde sua implantação, há dez anos, a política já beneficiou mais de 138 mil famílias e investiu cerca de R$ 3 milhões.

Programação

A abertura oficial do evento está prevista esta quarta-feira (9), às 8h30. Na sequencia o secretário da SRA fará um balanço do PNCF no Brasil. Às 10h, começam os trabalhos dos grupos, atividade que seguirá por todo o dia.

Já a programação do segundo dia tem início com a apresentação, pelos agentes financeiros - Banco do Brasil e Banco do Nordeste – do balanço das renegociações dos contratos do PNCF. Logo após, haverá um debate para que os estados apresentem os entraves e as propostas para que, até o prazo final (30/04), os agricultores que aderiram à renegociação possam concluir o processo.

Na parte da tarde, os grupos de trabalho farão uma avaliação sobre os projetos do PNCF em andamento, bem como apresentarão estratégias para dar mais celeridade à retomada das contratações. A programação do segundo dia termina com debate sobre os temas propostos.

No terceiro e último dia, os painéis vão abordar temas relevantes para agricultura familiar e para o Programa como: sucessão rural, ação de formação para a juventude; linha de financiamento para cooperativas de crédito e produção agrícola; e um sistema que dê mais agilidade as contratações pelo Banco do Brasil. O evento será encerrado com a pactuação de metas e compromissos, por parte dos parceiros que atuam na execução do programa, para o POA/ Brasil do PNCF, em 2014.

Um pouco mais sobre o Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), em parceria com estados e com os movimentos sociais de trabalhadores (as) rurais e da agricultura familiar.

Além da terra, o PNCF permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

A política possui três linhas de financiamento - com juros que variam de 0,5% a 2% e assistência técnica de cinco anos – e selos adicionais para jovens, negros não quilombolas, mulheres e para projetos ambientais, sendo uma importante alternativa para agricultores familiares, principalmente a juventude.

O financiamento pelo PNCF pode tanto ser individual quanto coletivo.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital