Infraestrutura
Trecho Leste de Integração do São Francisco deve operar 24 horas
Empreendimentos hídricos
Nova frente das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, com prazo de conclusão para o próximo ano, irá operar em jornada de turno de 24 horas dentro dos próximos meses. É o que afirma o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira: "Estamos trabalhando no Eixo Norte, em quase todas as frentes, em dois turnos, e a partir de maio vamos trabalhar 24 horas também no Eixo Leste, em muitas frentes".
Equipes se revezam dia e noite em quatro trechos da obra: de Brejo Santo a Jati (CE); de Mauriti (CE) a São José das Piranhas (PB); na construção dos 15 quilômetros do túnel Cuncas I, o maior da América latina, localizado também em Mauriti; e também nas cidades pernambucanas de Salgueiro e Cabrobó, onde a implantação das estações de bombeamento já funciona em regime integral desde agosto de 2012.
O ministro explica que a operação dia e noite representa um ganho de produtividade e qualidade. "A construção dos vertedouros de barragem, por exemplo, exige um volume substancial de concreto e é mais interessante fazer a concretagem na parte da noite do que de dia. Isso porque você tem um controle tecnológico maior, evitando fissuras no concreto devido à exposição ao sol na hora da concretagem, na hora da cura e da pega do concreto", diz.
A meta de conclusão do empreendimento, que vai beneficiar mais de 12 milhões de brasileiros, continua a mesma. "A ideia é concluir parte do empreendimento em dezembro de 2014 e concluí-lo em dezembro de 2015", relembra o ministro. Atualmente, cerca de 10 mil operários atuam nos mais de 477 quilômetros de obra - que já está 56,6% executada.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















