Infraestrutura
Workshop discute estratégias baseadas no Minha Casa Minha Vida
Habitação
A elaboração do plano de trabalho com foco no programa habitacional Minha Casa Minha Vida foi o tema do segundo dia do Workshop “Avaliação de projetos e empreendimentos habitacionais: ferramentas para avançar na sustentabilidade dos empreendimentos de habitação social”, realizado nesta sexta-feira (25), no auditório do Ministério das Cidades. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Habitação do ministério, a Caixa Econômica Federal e a Building Research Establishment (BRE/UK).
A diretora de Desenvolvimento do Departamento Institucional e Cooperação Técnica do Ministério das Cidades, Júnia Santa Rosa, ressaltou que a proposta do plano é priorizar a habitação social para faixa 1 do programa habitacional, que atende famílias com renda mensal de até R$1.600. Dentre as possíveis ações de atuação do plano de trabalho está a proposta para realização de pesquisas de satisfação de desempenho nas unidades habitacionais do programa.
Durante o debate, a especialista Mindy Hadi apresentou as ferramentas e instrumentos desenvolvimentos pelo BRE/UK, falou sobre a pós-ocupação, suas vantagens, metodologias e estudos de casos, como as experiências desenvolvidas no Reino Unido relacionadas à sustentabilidade de projetos.
Logo após, a especialista do BRE/UK, Gillian Hobbs, falou sobre o projeto-piloto implantado no México que também sofre problemas inerentes às grandes metrópoles. Hobbs explicou que atualmente há a implantação de um projeto de longo prazo que prevê um desenvolvimento sustentável na Cidade do México e posteriormente será estendido para o resto do país. “Nesse projeto há uma grande preocupação também com a sustentabilidade social. A proposta é que os usuários estejam integrados no desenvolvimento de ideias, pensamentos e sugestões de melhorias na elaboração de ações”, ressaltou.
Finalizando o workshop, Benevides resumiu que o evento foi uma ótima oportunidade para conhecer as estratégias do BRE/UK. “Cabe agora estudar a partir das estratégias que o ministério está desenvolvendo baseado no que as ações do BRE/UK podem contribuir”, afirmou lembrando que serão realizadas reuniões com a BRE/UK sobre a consecução das ações e diretrizes para a conclusão desse plano de trabalho proposto.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













