Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 05 > Agricultura familiar é destaque na Conferência Green Rio

Infraestrutura

Agricultura familiar é destaque na Conferência Green Rio

Programação

Evento segue até quinta (8), no Rio de Janeiro, com exposições de alimentos, bebidas e cosméticos de produção orgânica
por Portal Brasil publicado: 07/05/2014 19h52 última modificação: 30/07/2014 03h01

Um painel sobre Agricultura Familiar, Geração de Renda e Agregação de Valor, apresentado pelo delegado substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio de Janeiro, Sérgio Coelho, marcou o início da rodada de debates da Green Rio. A terceira edição da Conferência teve início nesta quarta-feira (7), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Durante sua apresentação, Sérgio Coelho ressaltou a importância do papel do agricultor familiar no fortalecimento da economia verde do Rio de Janeiro e as ações que o governo federal para incentivar o segmento a investir na produção orgânica e agroecológica como forma de gerar renda e melhorar a vida no meio rural.

“Por ter essa compreensão ele trata seus empreendimentos produtivos com muita atenção no que diz respeito à sustentabilidade. A terra onde cultiva é a mesma onde mora e de onde tira o seu sustento. Por isso sabe que não pode agredir esse espaço com químicas ou manejos predatórios”, explico Coelho.

A Green Rio segue até quinta-feira (8) com exposições de alimentos, bebidas e cosméticos de produção orgânica; ações e programas institucionais de apoio ao desenvolvimento rural sustentável; debates e palestras sobre mercado de orgânicos e desenvolvimento sustentável, além de rodadas de negócios entre empresas compradoras e expositores.

O evento reúne representantes de diversos setores produtivos e consumidores de produtos orgânicos e sustentáveis em um espaço para a promoção de negócios e de debate de temas ligados ao desenvolvimento sustentável.

Assistência técnica e linhas de crédito

Dentre as ações em curso para promover a agricultura familiar sustentável no Rio de Janeiro, Sérgio destacou a Chamada Pública da Sustentabilidade, elaborada em outubro de 2012, pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA.

Segundo ele, o processo está beneficiando agricultores com a prestação, que tem duração de três anos, de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), direcionados à implantação de agrossistemas produtivos sustentáveis, bem como auxiliando a inserção desses trabalhadores rurais em novos mercados consumidores de produtos orgânicos e agroecológicos.

Vendas diretas e rodadas de negócios

A diversidade e a qualidade dos produtos da agricultura familiar fluminense, presentes na Green Rio, chamaram a atenção de quem visitou a Tenda da Agricultura Familiar - espaço exclusivo para comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos.

Três associações de produtores familiares do Rio de Janeiro levaram cerca de meia tonelada de produtos de elevado padrão de qualidade, dentre queijos temperados com ervas finas; geleias; conservas condimentadas com especiarias e outros itens colocados à disposição dos visitantes para degustação e compra.

A empreendedora familiar Cristina Sales, da Arte em Conserva, levou conservas de vegetais e frutas naturais; geleias, molhos de pimenta e azeites aromatizados produzidos em seu sítio, localizado no Vale das Videiras, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ.

“Além do faturamento ao longo da feira, esse tipo de evento oferece também outros benefícios, como as rodadas de negócios que sempre acontecem e nos permite captar novos clientes e conseguir maior inserção no mercado”, disse a produtora, que já garantiu a venda de produtos do seu empreendimento a empresas que fornecerão alimentos durante as Olimpíadas de 2016.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital