Infraestrutura
Brasília recebe primeira edição da Jornada da Agricultura Familiar
Meio rural
Para divulgar as políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e criar um espaço para discutir seus impactos, a Universidade de Brasília (UnB) reúne, nesta terça-feira (20), gestores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pesquisadores e estudantes. O encontro é a primeira edição da Jornada da Agricultura Familiar e abordará benefícios e novas demandas para aprimoramento na execução das ações voltadas para esse segmento.
Com o tema As políticas de fortalecimento da agricultura familiar e seus aportes para um desenvolvimento rural mais equitativo e equilibrado, a primeira mesa da Jornada contará com a presença do secretário de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini. Debatem, ainda, sobre o assunto, o pesquisador Sérgio Schneider, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS), e Sérgio Sauer, do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da UnB.
A Jornada integra as ações do Ano internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, que buscam destacar a importância do setor para erradicação da fome e da pobreza, manutenção da segurança alimentar e nutricional, gestão dos recursos naturais e proteção do meio ambiente.
A proposta da iniciativa é contribuir para compreensão das faces da agricultura familiar no Brasil, caracterizada por sua diversidade nos diferentes territórios, além de identificar fatores de sucesso de certas políticas e demandas para melhoria de outras.
O evento é realizado pela UnB por meio da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV); Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS); Centro de Pesquisa de Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS); Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER); Rede de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural em América Latina, além dos grupos de pesquisa sobre agricultura familiar e sociologia econômica. A Jornada conta, ainda, com apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead/MDA).
A participação é aberta a todos os interessados e as inscrições poderão ser feitas no local.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













