Infraestrutura
Demanda doméstica se mantém em crescimento em março
Transporte aéreo
A demanda doméstica registrou um salto de 8,2% em março, o maior nível registrado no mês nos últimos dez anos. Com o resultado, a demanda doméstica completou seis meses crescimento em sequência. No primeiro trimestre de 2014, a demanda doméstica acumulou alta de 8,86% e a oferta acumulou aumento de 1,84%.
Os dados mencionados acima estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que também contempla informações sobre a quantidade de passageiros transportados, a participação de mercado das empresas e um comparativo do transporte rodoviário com o modal aéreo, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações.
Entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Avianca destacou-se com a maior taxa de crescimento de demanda doméstica para o mês, alcançando 26,4%. A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras foi recorde para o mês de março nos últimos dez anos, da ordem de 77,6%. O indicador registrou aumento de 8,7% em março de 2014 no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.
A quantidade de carga paga transportada no mercado doméstico foi de 30,1 mil toneladas em março de 2014, o que representou redução de 12,5% com relação a março de 2013. A TAM liderou o mercado de carga doméstica no mês, com 12,2 mil toneladas pagas transportadas, 40,5% do total.
Transporte aéreo internacional
Após dois meses de retração, a demanda do transporte aéreo internacional registrado por empresas aéreas brasileiras apresentou aumento de 2,1% no comparativo entre os meses de março de 2014 e de 2013. A oferta internacional manteve o comportamento de queda dos quatro meses anteriores, com diminuição de 8,8% em março de 2014. A demanda internacional foi recorde para o mês de março nos últimos dez anos.
A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras alcançou 80,1% em março de 2014, contra 71,6% no mesmo mês de 2013, representando uma variação positiva de 11,9%.
A quantidade de carga paga transportada no mercado internacional pelas empresas aéreas brasileiras foi de 14,4 mil toneladas em março de 2014, o que representou redução de 18,8% com relação a março de 2013. No período de janeiro a março de 2014, a carga paga internacional transportada apresentou redução de 11,0% em relação ao mesmo período de 2013.
O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













