Infraestrutura
Demanda por transporte doméstico cresce 8% em abril
Aviação civil
Relatório divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil na última semana de maio aponta o crescimento de 8,1% registrado pelo transporte aéreo doméstico 8,1% em abril. Com o resultado, a demanda doméstica acumulou alta de 8,7% no ano e a oferta acumulou aumento de 1,0%, no mesmo período.
A oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) do transporte aéreo doméstico de passageiros teve recuo de 1,5%, no período. Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Azul e Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em abril de 2014 quando comparadas com o mesmo mês de 2013, da ordem de 33,5% e 19,2%, respectivamente.
A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi recorde para o mês de abril nos últimos dez anos, da ordem de 79,4%. O indicador registrou aumento de 9,8% em abril de 2014, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.
A quantidade de carga paga transportada no mercado doméstico foi de 34 mil toneladas em abril de 2014, o que representou redução de 1,9% com relação a abril de 2013. A TAM liderou o mercado de carga doméstica no mês, com 13,66 mil toneladas pagas transportadas.
Transporte internacional
Em abril de 2014, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras registrou crescimento em comparação com a taxa de crescimento apresentada no mês anterior, com alta de 5,7%, quando comparada com o mesmo mês de 2013. Com o resultado de abril de 2014, a demanda internacional foi recorde para o mês nos últimos dez anos. A oferta internacional (em ASK) manteve o comportamento de queda dos cinco meses anteriores, com diminuição de 4,0% em abril de 2014.
A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 82,8% em abril de 2014, contra 75,2% no mesmo mês de 2013, representando uma variação positiva de 10,1%.
A quantidade de carga paga transportada no mercado internacional pelas empresas aéreas brasileiras foi de 13,6 mil toneladas em abril de 2014, o que representou redução de 18 %, com relação a abril de 2013. No período de janeiro a abril de 2014, a carga paga internacional transportada apresentou redução de 12,9%, em relação ao mesmo período de 2013.
Os dados mencionados acima estão disponíveis no Relatório de Demanda e Oferta divulgado nesta quinta-feira (29) pela (Anac), que também contempla informações sobre a quantidade de passageiros transportados, a participação de mercado das empresas e um comparativo do transporte rodoviário com o modal aéreo, todas ilustradas por meio de gráficos e considerações.
O relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.
*Principais empresas aéreas brasileiras: foram consideradas aquelas que registraram participação de mercado superior a 1%, em termos de RPK.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













