Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 05 > Dilma afirma que integração do São Francisco vai mudar situação do Nordeste

Infraestrutura

Dilma afirma que integração do São Francisco vai mudar situação do Nordeste

Recursos hídricos

Trata-se do maior empreendimento de segurança hídrica do País e deve contemplar 12 milhões de brasileiros
por Portal Brasil publicado: 29/06/2014 18h58 última modificação: 30/07/2014 03h01

A presidenta Dilma Rousseff desembarcou no Ceará, no início da tarde desta terça-feira (13), onde visitou trecho do Projeto de Integração do São Francisco. Orçado em R$ 8,2 bilhões, o empreendimento de segurança hídrica beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e promover a inclusão social.

"[O empreendimento] Significa primeiro, que o Nordeste está mudando. Antes, as pessoas passavam por aqui, por essa região e eram retirantes que iriam para o Sudeste, para o Sul do Brasil, em busca de melhores oportunidades, uma vez que durante a seca aqui não tinha água. Com o trabalho sendo feito aqui, com o apoio de todos os moradores aqui da região, estamos fazendo uma obra, que não só leva água, ela traz os nordestinos que saíram daqui de volta pras suas terras", declarou em discurso após acompanhar as obras da Barragem de Jati.

O Projeto de Integração do São Francisco é o maior empreendimento de segurança hídrica do País e deve beneficiar 12 milhões de residentes de regiões do Nordeste. A presidenta comemorou a implantação do empreendimento, que atualmente está 60% concluído e cuja previsão de término é 2015.

"Quando a gente leva água para essa região, o que estamos garantindo é que seja possível conviver com a seca - uma vez que a seca vai acontecer, sempre acontece. Temos de criar as condições para que quando chegar, estejamos mais fortes e possamos perfeitamente conviver com ela. E isso significa água permanentemente", afirmou durante o discurso.

Barragem de Jati

Acompanhada de comitiva de ministros e do ex-ministro Ciro Gomes, que durante o governo Lula foi o principal articulador do Projeto de Revitalização e Integração do São Francisco, Dilma visitou as obras da Barragem de Jati. O empreendimento de 60 metros de altura e reservatório com capacidade de 27,8 milhões de m³ é parte do Eixo Norte da Integração do São Francisco.

Na cidade de Jati, as frentes de serviço atuam 24 horas por dia e contam com 625 trabalhadores. Além da barragem, o trecho do projeto inclui a construção de seis novos reservatórios e a ampliação do açude Atalho. Atualmente, as atividades estão concentradas na construção e em serviços de escavação das barragens de Jati e de Porcos.

A agenda presidencial prevê o desembarque de Dilma Rousseff em Pernambuco no meio da tarde. A presidenta acompanhará as obras da Estação de Bombeamento EBI-1, na cidade Cabrobó.

Coletiva

Em entrevista coletiva concedida a veículos de imprensa, a presidenta respondeu sobre os projetos de segurança hídrica coordenados pelo governo, em especial a Transposição do São Francisco. Dilma ressaltou a postura adotada por seu governo ao afirmar que "seca não se combate, seca se convive. Conviver significa superá-la. Significa que ela veio e você teve condições de sobrevivier a ela", afirmou.

A presidenta também foi questionada sobre a crise do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a população de parte do estado de São Paulo. Nesta terça, o nível acumulado de água no sistema caiu para 8,6%: "O problema de São Paulo é de todo o Sudeste brasileiro. Tivemos uma das maiores secas recentes. Quem não investiu, quem não preveniu terá problemas".

Sobre a Copa do Mundo, evento esportivo que o Brasil sediará a partir de 12 de junho, voltou a afirmar que tem confiança de que "A Copa do Mundo no Brasil tem todas condições para ser um sucesso. Vamos garantir a segurança", complementou.

Mais importante iniciativa do governo federal dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos, projeto vai garantir segurança hídrica para mais de 390 cidades do Nordeste Setentrional

Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional e do Portal do Planalto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital